Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nuno Lopes dedica prémio "aos que lutaram contra dragão da austeridade"

Nuno Lopes venceu o prémio de melhor ator no festival de Veneza.

Nuno Lopes dedica prémio "aos que lutaram contra dragão da austeridade"
Notícias ao Minuto

12:15 - 12/09/16 por João Oliveira

Cultura Ator

Foi no festival de Veneza que Nuno Lopes deu mais uma prova de que o cinema português está vivo e recomenda-se. O ator arrecadou o prémio de melhor ator na secção ‘Orizzonti’ pelo papel que desempenhou na longa-metragem de Marco Martins, ‘São Jorge’.

Contudo, as palavras de agradecimento não foram dirigidas a todos o que o apoiaram e a quem tornou o filme possível. Antes, a todo o povo português, em especial os habitantes dos bairros da Bela Vista e Jamaica, que “tiveram de lutar contra o grande dragão da austeridade que foi imposto ao nosso país pela Europa cobradora de dívidas”.

No seu discurso de agradecimento, o ator deixou a seguinte mensagem: “Talvez se as suas vozes forem ouvidas, os políticos deixem de as tratar como números numa folha de Excel e passem a tratá-las como seres humanos. Se isso acontecer, talvez possamos começar a discutir o futuro da Europa e que tipo de projeto europeu queremos deixar aos nossos filhos. Eu sei que este discurso é muito utópico e parece um sonho. Mas eu sou um ator e os sonhos são o meu trabalho. Muito obrigado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório