Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Katty Xiomara e Miguel Vieira levam moda portuguesa a Nova Iorque

As propostas para a próxima estação quente dos criadores portugueses Katty Xiomara e Miguel Vieira chegam na segunda e na terça-feira a Nova Iorque, no regresso do Portugal Fashion àquela semana da moda norte-americana, 15 anos depois da última participação.

Katty Xiomara e Miguel Vieira levam moda portuguesa a Nova Iorque
Notícias ao Minuto

15:13 - 11/09/16 por Lusa

Cultura Fashion

O périplo internacional do Portugal Fashion - um dos maiores eventos de moda em Portugal - começa esta temporada por Nova Iorque, numa participação no 'calendário off' do evento (além da programação principal da New York Fashion Week).

De acordo com a informação avançada à agência Lusa pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a entidade promotora do Portugal Fashion, a representação portuguesa é protagonizada por dois experientes designers: Katty Xiomara (que se estreou na New York Fashion Week em 2013) e Miguel Vieira (que participa pela primeira vez neste evento).

A primeira a pisar a 'passerelle' é Katty Xiomara, que na segunda-feira desvenda no Pier 59 Studios a coleção "Corrente das Agulhas", com coordenados para a próxima primavera/verão inspirados nos descobrimentos marítimos portugueses.

No dia seguinte - no mesmo edifício, mas numa sala diferente - é a vez de Miguel Vieira revelar a coleção para a estação quente inspirada no filme "África Minha", sendo "em parte safari, em parte tribal", mas transportada para um cenário metropolitano.

"É claramente um motivo de regozijo - e também sentido de dever cumprido - regressar a um dos epicentros da moda mundial, que dita tendências e mercado com fortes potencialidades de comercialização", afirmou à agência Lusa o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

Nova Iorque tinha sido das primeiras apostas internacionais do Portugal Fashion, tendo o primeiro desfile acontecido no ano 2000 e o segundo em 2011, com nomes como Ana Salazar, Anabela Baldaque, João Tomé/Francisco Pontes, Luís Buchinho, Alves/Gonçalves, Bruno Belloni, Inspiro e Maconde a representar a moda nacional nesses anos.

A reaproximação do Portugal Fashion à semana de moda de Nova Iorque começou já em fevereiro de 2015, através dos dois "braços comerciais" do Portugal Fashion, o Estratégia Global para o Mercado Global e o Next Step.

É, aliás, pela chancela do Next Step, programa de cariz comercial para apoiar a participação de jovens criadores, designers consagrados e marcas nacionais em certames de moda de referência mundial, que Katty Xiomara, Luís Buchinho, a dupla Storytailors e as marcas Pé de Chumbo e TM Collection regressam, entre 18 e 20 de setembro, a Nova Iorque para participarem na feira Edit.

Antes da edição nacional e depois da participação no 'calendário off' da New York Fashion Week, o evento de moda segue para Londres, Milão e Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório