Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Catedral de Santarém e Museu Diocesano recebem hoje prémio

A Catedral de Santarém e o Museu Diocesano, vencedores do Prémio Europa Nostra 2016, da União Europeia, na área de conservação, recebem hoje a distinção, numa sessão a realizar na Catedral, anunciou a representação da Comissão Europeia em Portugal.

Catedral de Santarém e Museu Diocesano recebem hoje prémio
Notícias ao Minuto

10:51 - 10/09/16 por Lusa

Cultura Europa

A sessão conta com o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, o representante da Europa Nostra Guilherme d'Oliveira Martins e o representante da Comissão Europeia João Tàtá dos Anjos, além do bispo de Santarém, Manuel Pelino Domingues, segundo a informação do gabinete da Comissão Europeia em Portugal.

Este prémio anual da União Europeia, anunciado em abril, é a mais alta distinção na Europa, no campo do património histórico e cultural, segundo a organização.

Para o júri do Prémio Europa Nostra, "a alta qualidade da conservação da arte e da arquitetura [da catedral de Santarém e do museu] é uma realização impressionante, especialmente quando se considera a abrangência do trabalho que precisava ser feito".

O projeto multidisciplinar envolveu especialistas das áreas de química, biologia, radiologia, fotografia e história.

Na atribuição do prémio, o júri destacou "o compromisso [dos conservadores] em utilizar técnicas de construção tradicionais que asseguram uma restauração fiel da arquitetura e da coleção de arte sacra", além da "harmonia na combinação bem-sucedida dos diferentes elementos".

O trabalho faz da Catedral de Santarém um "excelente modelo para a rede mais ampla de catedrais que se encontram por todo o país", frisou o júri.

O prémio resulta de uma parceria entre Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europa Criativa, e a Europa Nostra, uma organização que representa 250 organizações não governamentais, 150 organizações associadas e 1.500 membros individuais, em mais de 50 países, com a missão de proteger o património e paisagens culturais na Europa.

O Europa Nostra é atribuído anualmente a projetos que contribuam para preservar e estudar o património europeu, e para sensibilizar os cidadãos para o seu valor e impacto na economia.

"Todos os projetos premiados são exemplos perfeitos do que as comunidades e os cidadãos podem fazer pela herança", segundo a organização.

O projeto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, também foi distinguido este ano com o Prémio Europa Nostra, mas na categoria Educação.

A Comissão Europeia propôs ao Parlamento e ao Conselho Europeu designar 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório