Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Filme sobre a vida de Jesus será totalmente falado em mirandês

Um filme sobre a vida de Jesus está a ser rodado no Planalto Miranês, distrito de Bragança, totalmente falado na segunda língua oficial de Portugal, o mirandês, e legendado em português.

Filme sobre a vida de Jesus será totalmente falado em mirandês
Notícias ao Minuto

22:18 - 08/09/16 por Lusa

Cultura Cinema

O filme está a ser realizado pelo jornalista Luís Costa Ribeiro, natural de Trás-os-Montes, que informou que terá como título "Pegadas de Jesus em Terras do Mirandês/Pisagadas de Jasus an Tierras del Mirandés".

De acordo com o realizador, as filmagens começaram nos primeiros dias de setembro com a participação exclusiva dos habitantes da vila de Sendim, "sendo obrigatório que falem com fluidez a língua mirandesa".

Entre os participantes inclui-se "a numerosa comunidade cigana local", e "a produção já garantiu a presença de 70 elementos/atores", segundo a informação disponibilizada.

O filme conta com o apoio da junta de freguesia local e gira em torno de 50 quadros bíblicos da vida de Jesus.

A tradução de português para mirandês foi realizada por Maria da Conceição Lopes e Altino Martins, que têm a seu cargo a interação dos atores/populares com a língua mirandesa.

O guarda-roupa "foi produzido à medida para cada personagem, tendo por base a época em que Jesus andou pelo mundo, mas usando tecidos e design que tenham a ver com a região do Planalto Mirandês".

O realizador, Luís Costa Ribeiro, acredita poder ter as filmagens concluídas até ao final de outubro de 2016.

Deste projeto consta a edição de um livro, da autoria do realizador, escrito em mirandês e traduzido em português e inglês, narrando o texto na íntegra e estampilhado com fotografias do próprio filme.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório