Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jean-Loup Passek distinguido com Medalha de Mérito Cultural

O investigador e historiador da área do cinema Jean-Loup Passek vai ser hoje distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, anunciou o Ministério da Cultura.

Jean-Loup Passek distinguido com Medalha de Mérito Cultural
Notícias ao Minuto

11:45 - 08/09/16 por Lusa

Cultura Investigador

De acordo com o gabinete do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que se encontra em visita oficial ao Brasil, a entrega da medalha será feita pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

A medalha vai ser entregue "em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à divulgação do cinema e, em particular, à divulgação internacional do cinema português", sublinha o Ministério da Cultura no comunicado hoje divulgado.

Jean-Loup Passek, de 80 anos, fundador do Festival International du Film de La Rochelle, em França, tem uma ligação especial a Portugal, país ao qual ofereceu o seu espólio cinematográfico pessoal, e que esteve na base da criação do Museu de Cinema de Melgaço.

"O Governo Português presta homenagem pública a Jean-Loup Passek, importante personalidade do cinema europeu, que escolheu Portugal como segunda pátria", segundo a nota sobre o investigador francês de origem russa.

Investigador, escritor e crítico de cinema, Jean-Loup Passek assinou várias obras nesta área, nomeadamente catálogos de exposições no Centro Pompidou, em Paris, e o Dicionário do Cinema Larousse.

A cerimónia está prevista para as 21:30, por ocasião do ciclo de homenagem organizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório