Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 200 obras em concurso de pessoas com deficiência intelectual

Uma associação de apoio ao cidadão deficiente mental do Porto reintroduziu um concurso de expressão plástica que havia interrompido há dez anos e ao qual concorreram mais de 200 obras de pessoas com deficiência intelectual.

Mais de 200 obras em concurso de pessoas com deficiência intelectual
Notícias ao Minuto

18:34 - 07/09/16 por Lusa

Cultura Porto

Denominado CRIDEM 2016 - o 14.º Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, é promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Porto.

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela associação revelou que a iniciativa que havia tido a sua última edição em 2006, "ressurge agora com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Montepio".

"O CRIDEM 2016 tem por objetivo dar visibilidade e promover o reconhecimento público da produção artística de pessoas com deficiência intelectual acolhidas em instituições, contribuindo assim para a plena integração social dos cidadãos com deficiência", pode ler-se ainda no comunicado.

O concurso está distribuído por cinco categorias de expressão artística (pintura, desenho, escultura, tapeçaria e outras expressões plásticas) e foram presentes ao CRIDEM 2016 mais de duas centenas de trabalhos provenientes de dezenas de instituições.

Os trabalhos premiados e as demais obras a concurso estarão patentes ao público na sala de exposições da Fundação Manuel António da Mota entre os dias 09 e 23 de setembro, sendo também na data da inauguração entregues os prémios aos artistas vencedores.

Os prémios variam entre os três mil e os mil euros, do primeiro ao terceiro lugares, e serão entregues às entidades a que esteja associado o premiado. Haverá ainda um Prémio Especial do Júri, também de mil euros, para a associação que apresentar o melhor conjunto de trabalhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório