Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Pavel Gomziakov lança CD gravado com Stradivarius de Portugal

O violoncelista de origem russa Pavel Gomziakov lançou um CD com a primeira gravação de concertos de Joseph Haydn, executados com o violoncelo Stradivarius de 1725, que se encontra no Museu da Música, em Lisboa.

Pavel Gomziakov lança CD gravado com Stradivarius de Portugal
Notícias ao Minuto

17:55 - 06/09/16 por Lusa

Cultura Violoncelista

Designado por "Stradivarius Chevillars", o violoncelo tem 290 anos, e é uma das joias do espólio do Museu da Música, tendo pertencido ao rei D. Luís I, sendo o único instrumento em Portugal com a assinatura do construtor António Stradivari (1644-1737).

A gravação do disco foi feita no ano passado, na Fundação Calouste Gulbenkian, e exigiu uma autorização especial para a saída do instrumento do Museu da Música, acompanhado por segurança policial.

O primeiro contacto do violoncelista russo com este instrumento foi em 2014, quando participou num concerto no Museu da Música, e ficou tão emocionado com o som, que pediu à diretora daquela entidade, Graça Mendes Pinto, para o usar numa gravação.

Essa gravação, lançada com chancela da Onyx, integra os dois concertos para violoncelo e orquestra de Haydn - o Concerto n.º 1, em Dó Maior, da década de 1760, e o Concerto n.º 2, em Ré Maior, de 1783 -, e dois adágios do compositor, transcritos para violoncelo por Gomziakov, e tem cerca de uma hora de duração.

O Stradivarius Chevillars foi concebido pelo célebre mestre Antonio Stradivari, quando tinha 81 anos, e só existem 25 exemplares, no género, em todo o mundo.

O instrumento também é conhecido por "Chevillard Rei de Portugal", devido aos seus dois mais famosos anteriores proprietários - o violoncelista belga Pierre Chevillard (1811-1877) e o rei de Dom Luís I de Portugal (1838-1889).

Desde 1937 que o violoncelo é um dos tesouros nacionais do Museu da Música, e só é tocado uma vez por ano naquela entidade, para uma audiência muito limitada.

O CD intitula-se "Pavel Gomziakov - Haydn Cello Concertos", reúne peças compostas por Franz Joseph Haydn (1732--1809), com Pavel Gomziakov, como solista, acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, sob direção do primeiro violino Erik Heide.

Pavel Gomziakov vai atuar no Centro Cultural de Belém a 11 de setembro, no concerto "Elegia Russa", com a violinista Tatiana Samouil e o pianista Andreï Korobeinikov, num programa que inclui obras dos compositores russos Sergei Prokofiev, Sergei Rachmaninov e Nikolai Myaskovsky. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório