Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'RAPoder'. Conferências sobre o Rap e a sua marca na cultura portuguesa

Músicos, ativistas sociais e historiadores discutem o Rap enquanto instrumento de transformação económica, política e cultural

'RAPoder'. Conferências sobre o Rap e a sua marca na cultura portuguesa
Notícias ao Minuto

17:18 - 05/09/16 por João Oliveira

Cultura Hip-Hop

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) trará aos seus estudantes e convidados, no próximo dia 7 de setembro, conferências sobre o Rap e a respetiva influência deste estilo musical na cultura portuguesa.

Nesse encontro, músicos, ativistas sociais e historiadores discutem a música RAP enquanto instrumento de transformação económica, política e cultural.

O intuito da iniciativa, refere o comunicado enviado às redações, é “demonstrar como um grupo de jovens, na sua maioria filhos de imigrantes residentes em bairros de Lisboa, passaram, com a sua chegada à indústria discográfica, a inscrever-se em parte da história da cidade e, a partir dela, de todo o país”.

Além dos colóquios, realizar-se-á ainda, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2017, “um CD livro realizado com um conjunto de novos rappers no Estúdio BIG BIT e um conjunto de workshops realizado em parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude. Pelo ciclo de conferências e debates vão passar temas como 'Anos 90, as mulheres no RAP', 'A Lisnave e o movimento operário no pós 25 de Abril' ou a visualização do documentário ''Geraçon rap'' (1995), o primeiro realizado no âmbito do RAP por António Contador e Emanuel Lemos Ferreira, entre outros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório