Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Señoritas editam no dia 23 o álbum 'Acho que é meu dever não gostar'

Mitó Mendes e Sandra Baptista, duas das fundadoras do grupo A Naifa, são agora as Señoritas e, no dia 23, lançam o álbum "Acho que é meu dever não gostar", a apresentar no outono, numa dezena de cidades.

Señoritas editam no dia 23 o álbum 'Acho que é meu dever não gostar'
Notícias ao Minuto

12:34 - 05/09/16 por Lusa

Cultura Música

"Acho que o título - que é também o nome da primeira música - resume o espírito do disco e é uma boa apresentação de nós", disse à agência Lusa Mitó Mendes, cantora.

Mitó Mendes e Sandra Baptista avançaram com a criação das Señoritas depois do fim de A Naifa. Neste novo projeto predomina a voz feminina e poucos instrumentos, com Sandra Baptista no baixo e acordeão, Mitó Mendes a cantar e a tocar guitarra. E junta-se ainda um 'set' de programações.

As letras são de Sandra Baptista, mas as músicas são de ambas, escritas em sessões de estúdio que funcionavam como ponto de encontro.

"Temos o mesmo gosto musical, muito intuitivo e fomos mantendo contacto também através destas sessões. Em vez de ir à praia íamos tocar", contou Mitó Mendes. As duas autoras batizaram o projeto com o nome de uma canção de A Naifa, de 2006.

As 12 canções são "densas, diretas, cruas e giram em torno de um universo emocional muito íntimo, tendencialmente feminino", como se lê na nota de imprensa.

Mitó Mendes explica: "Queremos usar a música como uma catarse. Quem não gosta, paciência. Não nos queremos sentir condicionadas. Estamos seguras, sabemos o que temos e as canções surgiram por puro gozo".

Além do tema homónimo, "Acho que é meu dever não gostar" inclui, por exemplo, "Alice", "Os funerais são os casamentos dos mortos" e duas músicas, "Confissão" e "Confesso", que se se ligam por uma oração, numa espécie de "deboche sobre a beatice e a religiosidade".

"Somos duas mulheres, falamos sobre o nosso dia-a-dia, sobre as nossas experiências de vida, por isso é normal que se diga que isto é um projeto do universo feminino. É um projeto com uma personalidade, mas também com experiência. Fazer uma coisa destas aos 40 tem outro sabor e descontração", referiu Sandra Baptista à Lusa, numa entrevista anterior.

As Señoritas escreveram, produziram, gravaram e assinam a edição de autor do disco e preparam agora a curta digressão nacional, na qual irão interpretar todos os temas.

No dia 30 apresentam-se no Teatro Aveirense, em outubro andarão por Coimbra (dia 08), Almada (dia 21), Setúbal (dia 22), Leiria (dia 28) e Barreiro (dia 29).

Em novembro, as Señoritas passam pelo Porto (dia 04), Sabrosa (dia 05) e, em dezembro, por Caldas da Rainha (dia 03) e Évora (dia 09).

Mitó Mendes e Sandra Baptista integraram A Naifa, mas, antes disso, a instrumentista passou pelos Sitiados e colaborou com Megafone, ao lado de João Aguardela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório