Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cem "tesouros" da Biblioteca do Porto na Feira do Livro da cidade

A Feira do Livro do Porto abre hoje, dia em que são inauguradas as exposições "100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto" e "Reencontro com Vergílio Ferreira".

Cem "tesouros" da Biblioteca do Porto na Feira do Livro da cidade
Notícias ao Minuto

06:22 - 02/09/16 por Lusa

Cultura Literatura

'100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto' tem curadoria de Fernando Pinto do Amaral e origem numa ideia do antigo vereador da Cultura da Câmara do Porto Paulo Cunha e Silva, organizando-se "em doze núcleos temáticos e cronológicos (...) que dão a conhecer dezenas de obras impressas, [em que] se destacam incunábulos, mas também códices medievais, mapas, litografias e manuscritos diversos", segundo a página da Câmara Municipal.

A mostra "Reencontro com Vergílio Ferreira - testemunhos e perspetivas no centenário do escritor" propõe um percurso pela criação literária do autor de 'Para sempre' e 'Até ao fim', com curadoria de Isaque Ferreira e Maria Bochicchio.

O programa cultural do evento, que volta a realizar-se nos jardins do Palácio de Cristal, inclui também sessões de cinema e de 'spoken-word', além de nove debates, a começar pelo intitulado 'Toda a biografia é um romance', que conta com um só elemento: o ministro da Cultura, e poeta, Luís Filipe Castro Mendes.

No caso do cinema, no domingo, dia 04, o homenageado deste ano -- o escritor Mário Cláudio - vai apresentar o filme 'O beco', uma das primeiras obras de Roman Polanski, enquanto no elenco do 'spoken-word' se encontram nomes como o músico Allen Halloween.

Ainda nos debates, também no sábado, vai ser possível assistir à conversa entre o constitucionalista Gomes Canotilho e a historiadora Maria do Carmo Serén, com moderação de José Alberto Pinheiro.

A participar nos demais debates vão estar nomes como Gonçalo M. Tavares, Maria de Lourdes Modesto ou Afonso Cruz, antes de terminarem, no dia de encerramento da feira, com o painel sob o título 'A utopia é uma ilha rodeada de futuro', no qual participam António Lobo Xavier, Francisco Assis e José Pacheco Pereira.

Adicionalmente, o escritor Mário de Carvalho vai participar num Porto de Encontro (domingo, dia 11) e Valter Hugo Mãe, a assinalar 20 anos de vida literária, vai apresentar a sua nova obra, na quarta-feira, dia 14.

A Feira do Livro do Porto vai ter 17 novas presenças editoriais entre o total dos 131 pavilhões, mais um do que no ano passado.

A abrir agora às 12:00 todos os dias, a Feira do Livro do Porto vai ter como tema 'a Ligação' e incluir "69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e oito distribuidoras, numa configuração muito semelhante à do ano passado".

A abertura oficial é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório