Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Convento de São Francisco recebe encenadora Christiane Jatahy

A abertura da temporada do Teatro Académico Gil Vicente está quase aí.

Convento de São Francisco recebe encenadora Christiane Jatahy
Notícias ao Minuto

15:06 - 01/09/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura Coimbra

Se é amante de teatro marque já na sua agenda os próximos dias 14, 15 e 16 de setembro. Decorre nesses dias a abertura da temporada do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra.

A figura central deste ano é Christiane Jatahy. A encenadora brasileira que esteve em destaque no último Festival Alkantara, regressa a Portugal com um novo espetáculo, em estreia nacional no dia 16: 'Cut, frame and border', performance da realizadora a partir do filme 'Short Cuts' ('Os Americanos', na versão portuguesa, 1993), de Robert Altman.

O TAGV, que vai já na sua vigésima edição, integra de novo um dos mais significativos projetos de formação teatral avançada na Europa: o projeto École des Maîtres – Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral.

A edição de 2016, tal como nos últimos quatro anos, representada em Portugal pelo TAGV, nesta edição em parceria conjunta com a Câmara Municipal de Coimbra e o Coletivo 84. O curso internacional tem em 2016 o apoio de quatro países europeus – Portugal, Itália, Bélgica e França – e tem como objetivo relacionar artistas europeus com idades entre os 24 e os 34 anos, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional, explica a organização, numa nota enviada às redações.

"Já não se trata apenas de um workshop a ter lugar num determinado local, precedendo um conjunto de apresentações finais públicas, mas sim de um curso itinerante que compreende sete etapas, durante as quais o trabalho nos ensaios e a confrontação com o público dos diferentes países europeus são parte integrante do percurso de formação", acrescenta ainda. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório