Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Festival de Veneza começa esta quarta-feira

O festival de cinema de Veneza abre hoje com o musical 'La la Land', de Damien Chazelle, e na seleção oficial contará com o filme português 'São Jorge', de Marco Martins.

Festival de Veneza começa esta quarta-feira
Notícias ao Minuto

06:13 - 31/08/16 por Lusa

Cultura Cinema

O festival cumpre a 73.ª edição e exibirá, até 10 de setembro, filmes como 'The bad batch', de Ana Lily Amirpour, 'Jackie', de Pablo Larraín, com Natalie Portman, 'Voyage of time: Life's journey', documentário de Terrence Malick, e 'Arrival', de Denis Villeneuve, todos em competição.

A secção 'Orizzonti', dedicada às "novas tendências do cinema mundial", abrirá na quinta-feira com a longa-metragem 'São Jorge', de Marco Martins, com o ator Nuno Lopes a interpretar um pugilista desempregado que se vê obrigado a trabalhar em cobranças de dívidas para sobreviver.

Com o encerramento por conta de uma nova versão de 'Os sete magníficos', de Antoine Fuqua, Veneza mostrará ainda duas produções de Paulo Branco: 'Os belos dias de Aranjuez', do alemão Wim Wenders, realizador premiado em Veneza, em 1982 (com 'O estado das coisas'), agora também em competição, e 'À jamais', do francês Benoît Jacquot, rodado integralmente em Portugal, a exibir fora de competição.

O ator Mel Gibson mostrará, enquanto realizador, o filme 'Hacksaw Ridge', e Paolo Sorrentino exibirá os dois primeiros episódios da minissérie 'The Young Pope', com Jude Law.

O festival de Veneza será ainda dedicado a "dois grandes realizadores recentemente falecidos": Michael Cimino e Abbas Kiarostami. Do primeiro será exibido o filme 'O ano do dragão' (1985) e, do cineasta iraniano, será mostrada uma curta na qual estaria a trabalhar, das séries '24 Frames'.

Este ano a direção do festival anunciou algumas alterações, entre as quais a criação do 'Venice Production Bridge', uma reformulação do programa no qual produtores e realizadores procuram financiamento para futuros projetos cinematográficos.

O júri será presidido pelo realizador britânico Sam Mendes.

O ator francês Jean-Paul Belmondo e o cineasta polaco Jerzy Skolimowski receberão o Leão de Ouro de Carreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório