Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Guarda realiza Feira Farta para incentivar produção no mundo rural

A Câmara da Guarda promove a segunda edição da Feira Farta, nos dias 24 e 25 de setembro, com o objetivo de valorizar o mundo rural e de divulgar os produtos locais, anunciou hoje o seu presidente.

Guarda realiza Feira Farta para incentivar produção no mundo rural
Notícias ao Minuto

19:30 - 30/08/16 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

Segundo o autarca Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), o certame, que irá decorrer no largo do Mercado Municipal, naquela cidade, contará com a participação das 43 Juntas de Freguesia do concelho, que, durante dois dias, divulgam e comercializam os seus produtos endógenos.

"O que acho absolutamente fantástico nesta segunda edição é que, das 43 freguesias, vamos ter 412 produtos [mais 188 do que em 2015] e 233 produtores [mais 23 do que no ano anterior]", disse o autarca na apresentação da edição deste ano do certame.

A feira irá divulgar a riqueza dos produtos agroalimentares do concelho e, segundo Álvaro Amaro, com esta aposta, o município que lidera contribui para a valorização do mundo rural.

"Valorizando o mundo rural, estamos a valorizar as pessoas que teimam em viver lá. Isso ajuda as economias rurais e estimula as pessoas a produzir na terra", observou, admitindo que o objetivo será a criação de uma cooperativa que junte os produtores locais.

Com a valorização dos produtos produzidos nas freguesias rurais, as terras e os espaços florestais são ocupados e "diminui-se o risco de incêndios florestais", apontou.

"Vale a pena visitar sempre a Guarda mas, neste caso em particular, por esta causa: ver e apreciar os produtos do mundo rural", assumiu o autarca.

A edição deste ano da feira que inclui animação, gastronomia, produtos da terra e tradições, será realizada numa tenda com 100x25 metros, que acolherá os produtores, uma zona de gastronomia e um palco para animação.

A zona da gastronomia é constituída por cinco espaços que são assegurados pelos bairros que participaram este ano na animação dos Santos Populares da cidade e pela Acriguarda - Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, que vai apresentar vários pratos com carne de vaca jarmelista, uma raça autóctone da região do Jarmelo, naquele concelho.

A Câmara Municipal da Guarda investe mais de 150 mil euros no evento anual e atribui um subsídio aos produtores que vendem os seus produtos na Feira Farta.

"É um estímulo à pequena produção e à economia mais desfavorecida, que é a do mundo rural", justificou Álvaro Amaro.

No cartaz da animação, destaque para um concerto com Marco Paulo (dia 25) e para o espetáculo de revista e comédia musical "E porque não emigras?" (24).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório