Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Lisboa vai acolher uma das votações para os Emmy

Lisboa recebe no dia 09 a votação de uma das semi-finais para escolher os candidatos aos Emmy Awards, os prémios de televisão atribuídos anualmente pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos.

Lisboa vai acolher uma das votações para os Emmy
Notícias ao Minuto

14:01 - 30/08/16 por Lusa

Cultura Prémios

André Sampaio, membro português da academia desde 2015, explicou hoje à agência Lusa que durante o dia 09 o júri da 44ª edição dos Emmy estará reunido em Lisboa para escolher os nomeados de uma das categorias dos prémios.

O júri estará reunido nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, anfitreã desta votação.

Para André Sampaio, eleito para a Academia depois de ter trabalhado para a TV Globo no Brasil, a realização desta votação em Lisboa significa um reconhecimento internacional, por parte daquele organismo, da qualidade da produção portuguesa.

Descrevendo a votação como "um processo longo", André Sampaio escusou-se a adiantar quem faz parte do júri e qual das categorias é que está em causa nesta semi-final.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 21 de novembro em Nova Iorque, altura em que se saberá quem foram eleitos os melhores intérpretes e também os melhores programas de ficção e não ficção, feitos fora dos Estados Unidos.

Em 2010, a produção portuguesa 'Meu amor', da Plural Entertainment e emitida pela TVI, venceu o Emmy de melhor telenovela.

No ano seguinte, o Emmy nesta categoria foi atribuído à telenovela 'Laços de sangue', uma coprodução da SIC e da TV Globo.

André Sampaio sublinha que nos últimos trinta anos a indústria da ficção registou um crescimento no que toca à qualidade, com os operadores de televisão a apostarem na ficção nacional e a terem bons resultados de audiências.

Apesar da votação do dia 09 ser à porta fechada, a academia e a autarquia farão nesse dia nos Paços do Concelho uma gala comemorativa que juntará vários nomes conhecidos da ficção nacional e representantes das operadoras de televisão.

Nicolau Breyner, que morreu em março passado, um dos nomes de referência da produção de ficção televisiva em Portugal, será homenageadoo naquela gala.

Fundada em 1969, a Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos é uma organização que está representada por membros de mais de 60 países e de cerca de 500 empresas da indústria televisiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório