Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Três dias de concertos com 24 bandas portuguesas em Lamego

O ZigurFest arranca na quinta-feira e estende-se até sábado, com concertos de 24 bandas portuguesas em diferentes espaços de Lamego, contando com a presença de Pop Dell'Arte, Luís Severo, Surma e Torto.

Três dias de concertos com 24 bandas portuguesas em Lamego
Notícias ao Minuto

12:47 - 30/08/16 por Lusa

Cultura Zigurfest

No 6.º ano de festival, o ZigurFest ganha mais um dia e três novos palcos para receber 24 bandas portuguesas "de Rio Tinto a Portimão" e que vincam o caráter eclético do próprio evento, com sonoridades que passam pelo jazz, stoner rock, rock psicadélico eletrónica, folk ou pop rock, disse à agência Lusa António Silva, da organização.

"Essencialmente, procuramos mostrar ao máximo aquilo que se faz na música portuguesa", num evento que quer refletir "a diversidade e qualidade" da música portuguesa, apostando principalmente em bandas "não tão visíveis", sublinhou.

O primeiro dia, apenas com concertos de entrada gratuita, conta com a dupla de Braga Leviatã, a banda Torto (que já passou por festivais como Primavera ou Bons Sons) e o projeto de criação musical improvisada focado na música de dança Desterronics.

Na sexta-feira, há espetáculos da leiriense Surma, de Joana Guerra (que cruza o violoncelo com "expressões de vanguarda") e de Luís Severo, que lançou em 2015 o álbum 'Cara d'Anjo'.

Os veteranos Pop Dell'Arte, que se iniciaram nos anos 1980, tocam no sábado no Teatro Ribeiro Conceição, que será também o palco dos Burgueses Famintos e OZO.

O festival termina nesse dia com concertos de Killimanjaro, Marvel Lima e Roundhouse Kick, na Rua da Olaria.

Pelo festival passam ainda 800 Gondomar, Solar Corona, Berlau & AM Ramos, Galo Cant'às Duas, Fazenda, Älforjs, Dragão Inkomodo, Baleia Baleia Baleia, Random Gods, Homem em Catarse, Rapaz Improvisado e Citizen:Kane.

Os concertos vão-se espalhar pela antiga rotunda do Soldado Desconhecido, Alameda do Castelo, Jardim da Câmara, Rua da Olaria e Teatro Ribeiro Conceição.

O festival, com um orçamento de cerca de 15 mil euros, conta com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, tendo registado "um crescimento" do público, principalmente das cidades mais próximas, como "Régua, Vila Real e Viseu", explanou António Silva.

Com uma estimativa de 1.500 a 2.000 pessoas por dia, o festival tem sido acarinhado "pelos habitantes da cidade", que abraçam e incentivam o projeto, realçou o membro da organização do ZigurFest.

Todos os concertos são gratuitos, com exceção para aqueles que se realizam no Teatro Ribeiro Conceição, com um custo de três euros por dia e cinco euros para o conjunto de sexta-feira e sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório