Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Concertos, exposições e 'performances' em festival no Algarve

A sétima edição do Festival Verão Azul arranca a 17 de setembro e estende-se até 6 de novembro, levando até Lagos, Loulé e Faro várias propostas artísticas contemporâneas, com concertos, exposições, 'performances' e documentários.

Concertos, exposições e 'performances' em festival no Algarve
Notícias ao Minuto

17:21 - 25/08/16 por Lusa

Cultura Verão

O festival, que arrancou em 2010 pela mão da associação cultural casaBranca, dinamiza vários concertos, exibição de documentários, espetáculos, 'workshops' para crianças e uma exposição de fotografia, informou hoje a organização.

Durante as sete semanas, será possível ver uma exposição de fotografia, uma 'performance' com cem pessoas da comunidade local de Loulé, um espetáculo da coreógrafa Cláudia Dias e outro de Vera Mantero, concertos de Rodrigo Amado, de Black Bombaim e do saxofonista Colin Stetson.

Segundo o membro da direção da casaBranca Mónica Samões, o festival procura reunir no Algarve criações artísticas contemporâneas, investindo em artistas com "linguagens menos convencionais", dando mais visibilidade a trabalhos que normalmente são "mais marginais".

"O objetivo é também descentralizar a criação artística contemporânea e, ao mesmo tempo, criar sinergias e redes de circulação deste tipo de trabalhos", disse à agência Lusa Mónica Samões.

O festival arranca a 17 de setembro, em Loulé, com a inauguração, na Casa do Castelo, da exposição de fotografia de André Uerba, Patrícia Almeida, Vasco Célio e Andrej Djerkovic "Começar do Zero", até 22 de outubro, seguindo depois para o Centro Cultural de Lagos, a 27 do mesmo mês, terminando a 30 de dezembro.

Na área do cinema, serão exibidos, em Loulé e Lagos, os documentários "Traces of a Diary", de Marco Martins e André Príncipe, e "Um Elefante na Sala", de Helena Inverno e Verónica Castro.

Em Lagos, ainda serão exibidos "Deportado", de Nathalie Mansoux, e uma sessão de 'curtas' de Bill Domonkos.

Na 'performance', Ana Borralho e João Galante vão desafiar cem pessoas de diferentes profissões de Loulé a realizar uma "coreografia social de resistência", em que é dado "espaço e voz a cada um dos participantes", para falarem e se questionarem em torno da sua profissão, explanou Mónica Samões.

De acordo com este membro da direção, as inscrições para a participação no espetáculo estão abertas até 16 de setembro.

Segue-se um 'workshop', de 18 a 23 de setembro, culminando o projeto com a apresentação final, no dia 24 do mesmo mês.

Faro recebe o festival de 27 a 29 de outubro, com a 'performance' "World of Interiors", de Ana Borralho e João Galante, o espetáculo "Segunda-Feira: Atenção à Direita", da coreógrafa Cláudia Dias, e o concerto do saxofonista Colin Stetson, que já colaborou com artistas como Tom Waits, Lou Reed e Arcade Fire.

Lagos é a última paragem do Verão Azul, com concertos de Black Bombaim e Rodrigo Amado, e o espetáculo "Os Serrenhos do Caldeirão", de Vera Mantero, que reflete sobre a desertificação e desumanização da Serra do Caldeirão.

O festival conta ainda com uma programação dedicada ao público infanto-juvenil, com um espetáculo, uma oficina, um concerto e a exibição do filme "O Rei e o Pássaro", de Paul Grimault.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório