Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Músicas do mundo no festival de verão de Macedo de Cavaleiros

Sonoridades de várias zonas do mundo vão fazer-se ouvir, em Macedo de Cavaleiros, no Festival Internacional de Música Tradicional, um dos eventos de verão do concelho do distrito de Bragança.

Músicas do mundo no festival de verão de Macedo de Cavaleiros
Notícias ao Minuto

20:35 - 24/08/16 por Lusa

Cultura Concerto

Há 16 anos que esta iniciativa municipal reúne, na Praça das Eiras, "alguns dos diversos sons do mundo", estando previstos para sexta-feira e sábado ritmos que juntam a cultura local e de países como Espanha, Israel, Sudão e o tango argentino.

As ruas da cidade transmontana serão invadidas também pelos ritmos tradicionais, com as habituais arruadas a cargo de grupos locais e estrangeiros.

A Câmara de Macedo de Cavaleiros divulgou que a música da terra estará representada pela dupla António Malta Gomes e Bruno Mazeda e os irmãos Zingarelhos.

Ao palco principal vão subir também o tango argentino com La Porteña Tango Trio, as influências do Sudão, Israel e Espanha com Três Culturas Três, e os Portugueses Pedro Mestre e os Malech Machaya, cabeças-de-cartaz.

Os espetáculos noturnos serão antecedidos de arruadas ao som de África Viva e Paco Diez, os representantes estrangeiros que se juntam aos grupos tradicionais do concelho.

A música tradicional de Macedo de Cavaleiros estará representada pelo Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Bombos de Ala, Toca a Bombar, Fanfarra de Vale da Porca e Banda de Latos de Bagueixe.

Na terra dos mais emblemáticos mascarados do Nordeste Transmontano, também os Caretos de Podence vão participar na animação, colorindo e invadindo as ruas com os seus trajes garridos e o típico som dos chocalhos da indumentária destas diabólicas figuras das festas do Carnaval e Natal transmontanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório