Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Escritor mexicano Ignacio Padilla morreu aos 47 anos

O escritor mexicano Ignacio Padilla, autor de, entre outros, 'Sombra de Sombras', morreu hoje aos 47 anos, anunciou a secretaria de Estado da Cultura do México.

Escritor mexicano Ignacio Padilla morreu aos 47 anos
Notícias ao Minuto

19:33 - 20/08/16 por Lusa

Cultura Literatura

"Lamento a morte de Ignacio Padilla, um homem de letras, no sentido mais amplo da palavra", escreveu o secretário de Estado da Cultura mexicano, Rafael Tovar y de Teresa, na sua conta na rede social Twitter, sem mencionar a causa da morte.

Nascido na Cidade do México em 1968, Ignacio Padiila publicou cerca de 30 livros, do conto ao ensaio, passando pela crónica, teatro e literatura infantil.

Em 1996, Padilla e outros autores mexicanos, entre estes, Jorge Volpi, Eloy Urroz, Pedro Ángel Palou e Ricardo Chávez, lançaram o 'Manifesto da Ruptura', que tinha como objetivo renovar a literatura mexicana.

Em Portugal foram editados 'Os Antípodas e o Século' e 'Espiral de Artilharia', pela Ambar, e 'Sombras de Sombras', pela Gotica.

Este ano publicou 'Cervantes y Compañia', um conjunto de ensaios, a propósito do 400.º aniversário da morte de Miguel Cervantes e de William Shakespeare.

No início deste mês, a secretaria de Estado da Cultura do México organizou uma homenagem a Ignacio Padilla, no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México, pelo reconhecimento do seu trabalho.

Naquela ocasião, o autor assegurou que a sua paixão era "contar histórias" e disse fazer parte de "uma geração que pôde dedicar-se muito cedo à criação literária num país sem leitores".

O escritor era membro da Academia Mexicana da Língua desde 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório