Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Braga quer estimular criatividade através da festival de street art

O 'BragArt - Festival de Street Art' vai encher o centro histórico de Braga e as margens do rio Este de peças de arte citadina com o objetivo de "estimular" a criatividade e "promover"uma "espécie de regeneração urbana".

Braga quer estimular criatividade através da festival de street art
Notícias ao Minuto

19:19 - 18/08/16 por Lusa

Cultura BragArt

Apresentado hoje, o evento, organizado pela Bragartes e a decorrer de 25 a 27 de agosto, foi o projeto mais votado no Orçamento 'Tu Decides', está inserido na programação da Capital Ibero-Americana da Juventude e tem como mote "'Colorir o Futuro', pretendendo dar a conhecer artistas locais e nacionais de "grande potencial".

A programação prevê ainda a criação de um mural, 'Hall of Fame',com 70 metros de cumprimento, junto à ponte do rio Este, desenvolvido por artistas como Odeith, Youthone, gonçaloMAR, mile1art, Violant, JSD 253 e Beckham.

"É importante que as cidades se moldem a estas novas tendências. A nível internacional, as principais cidades já utilizam a arte urbana como uma forma de estimular a criatividade e de promoverem uma espécie de regeneração urbana assente numa vertente cultural incorporada", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Para o autarca, Braga tem que aproveitar as novas manifestações de arte: "Braga enquanto cidade cosmopolita, tem que perceber estas novas dinâmicas artísticas e valorizar os talentos que vão surgindo a nível local e nacional, dando-lhes oportunidade de expressarem a sua criatividade", referiu.

Segundo o responsável pela organização do BragArt, Bruno Guedes, o objetivo do evento passa também por "dar a conhecer artistas locais e nacionais de grande potencial, que têm vindo a merecer cada vez mais a atenção de todos, ao demonstrar as suas capacidades artísticas no campo do graffiti e street art.

O certame incluirá ainda exposições de Stret Arte, de 25 de agosto a 02 de setembro, desde o Arco da Porta Nova até ao Largo Barão de São Martinho, e uma mostra de pranchas de skate, personalizadas pelo artista bracarense André Machado.

Haverá ainda momentos musicais, para "valorizar o potencial suburbano de Braga", dia 25 de agosto com a performance musical e artística do BBOY Trigger e do projecto suburbano bracarense, MC Galleno & STR Family.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório