Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Autor luso de BD Osvaldo Medina convidado do 13.º Luanda Cartoon

O autor português de banda desenhada Osvaldo Medina vai estar esta semana no 13.º Luanda Cartoon - Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, que começa na sexta-feira, em Angola.

Autor luso de BD Osvaldo Medina convidado do 13.º Luanda Cartoon
Notícias ao Minuto

19:33 - 17/08/16 por Lusa

Cultura Angola

O festival, que tem sido um ponto de encontro da banda desenhada lusófona, em Luanda, é organizado pelos irmãos Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa e decorrerá no Centro Cultural Português, onde ficará patente a exposição central de caricatura e BD.

No âmbito de uma parceria entre artistas portugueses e angolanos - com a presença em festivais como o AmadoraBD e o festival de Beja -, o Luanda Cartoon também tem convidado autores portugueses a apresentarem-se em Angola.

Depois de Paulo Monteiro, Nuno Saraiva ou João Mascarenhas, o festival convidou este ano o autor Osvaldo Medina.

Filho de cabo-verdianos, Osvaldo Medina nasceu em Luanda, em 1973, rumando dois anos depois para Portugal, onde vive desde então. Esta será a primeira vez que voltará ao país, como contou à agência Lusa, na perspetiva de divulgação internacional do trabalho como autor de banda desenhada.

"Tento sempre alargar o leque de possibilidades de divulgação do meu trabalho", sobretudo com a participação em compilações estrangeiras, nomeadamente no Brasil, e venda de direitos dos livros que tem assinado.

Osvaldo Medina começou por trabalhar em animação, a partir de 1997, através da Animanostra, e só mais recentemente é que publica banda desenhada, desde que, em 2009, assinou os dois volumes, premiados, de "A fórmula da felicidade", com argumento de Nuno Duarte.

Depois disso já desenhou argumentos de autores como David Soares, André Oliveira, Mário Miguel Freitas e Fernando Dordio, mantém o trabalho com a Animanostra e dá aulas na Universidade Lusófona.

Em 2015, fez a estreia como autor de argumento e desenho de um álbum de BD, com "Kong, the King", uma narrativa visual, sem palavras, inspirada na história da personagem de cinema King Kong, e cujos direitos já foram vendidos para edição no Brasil.

Osvaldo Medina participará no Luanda Cartoon, onde terá expostas impressões de vários trabalhos, numa altura em que prepara um livro com argumento de Fernando Dordio, a partir das músicas de Sérgio Godinho, e trabalha no segundo volume sobre Agostinho Neto, o primeiro presidente de Angola.

Sobre este trabalho, Osvaldo Medina contou que esta banda desenhada, de pendor informativo, está a ser editada pela Fundação Agostinho Neto, tendo o primeiro volume sido editado em 2015.

O Luanda Cartoon terminará no dia 26.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório