Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

III Orquestra Sinfónica Ensemble inicia estágio com 84 jovens músicos

O estágio da III Orquestra Sinfónica Ensemble, sob a direção do maestro Cesário Costa, que reúne 84 jovens, dos 250 candidatos, inicia-se no dia 28, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia.

III Orquestra Sinfónica Ensemble inicia estágio com 84 jovens músicos
Notícias ao Minuto

10:37 - 13/08/16 por Lusa

Cultura Gaia

"Esta que é a mais jovem formação sinfónica nacional", realçou à Lusa fonte da organização, que explicou que os 84 músicos foram escolhidos entre os "mais de 250 os candidatos de todas as regiões do país, entre os 12 e os 22 anos".

O projeto "possibilita aos alunos uma experiência única de trabalho em conjunto" e, no final do estágio, a Orquestra Sinfónica Ensemble, que "é uma das mais jovens e recentes formações nacionais", apresenta-se em diferentes concertos.

O primeiro concerto está agendado para o dia 02 de setembro, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, dia 03, no Theatro Circo, em Braga, e, no dia 04, no Europarque, em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, "estando previsto para mais tarde" uma nova apresentação no Centro Cultural de Belém, em Lisboa

Em abril passado, entre outros palcos, a Orquestra Sinfónica Ensemble apresentou-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito dos Dias da Música em Belém, tendo o concerto sido transmitido pela RDP/ Antena 2.

As audições "decorreram de norte a sul do país, tendo começado em Vila Nova de Gaia". Fátima, no distrito de Leiria, Linda-a-Velha, nos arredores de Lisboa, Sines, no Baixo Alentejo, e Olhão, no Algarve, foram os outros locais em que os jovens músicos prestaram provas.

O júri foi constituído por Cesário Costa, diretor musical, e por Teresa Rocha, diretora artística do projeto, "a que se juntou um professor de cada escola onde decorreram as provas".

"O objetivo é o de abarcar todo o país e reunir os melhores alunos das cerca de 100 escolas particulares de música, que abrangem o ensino supletivo e também os regimes articulado e integrado", abrangendo cerca de 20 mil alunos e quase 4.000 professores, segundo a mesma fonte.

Na primeira edição concorreram mais de 20 escolas e, no ano passado, participaram cerca de 35 unidades de ensino.

"As atenções do júri recaíram sobre Mafalda Santos, da Escola Profissional Metropolitana, de Lisboa, que vai tocar como solista, com a orquestra, o Concerto para violoncelo, opus 85, de Edward Elgar", adiantou a mesma fonte.

O programa dos diferentes concertos inclui ainda obras de Verdi, Tchaikovsky e o poema sinfónico "Paraísos artificiais", de Luís de Freitas Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório