Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Festival Oito24 leva a Espinho 50 propostas gratuitas em cinco fins de semana

Espinho recebe a partir de quinta-feira o Festival Oito24, que até 4 de setembro propõe 50 atividades culturais e de lazer gratuitas, como ações sobre culinária e alimentação saudável, e ainda concertos por Expensive Soul, Áurea e Deolinda.

Festival Oito24 leva a Espinho 50 propostas gratuitas em cinco fins de semana
Notícias ao Minuto

11:29 - 02/08/16 por Lusa

Cultura Atividade

O evento é organizado pela Câmara Municipal, tem este ano a sua quarta edição e irá decorrer sempre aos fins de semana, propondo-se "trazer a população residente e veraneante para a rua" com recurso não apenas a concertos, mas também a cinema, instalações artísticas, sessões de 'showcooking' e ainda espetáculos de teatro, marionetas e circo contemporâneo.

O Parque João de Deus, a Praia da Baía, a Avenida 8, o Mercado Municipal, a Piscina Solário Atlântico, a Rua 19 e o Centro Multimeios são alguns dos locais escolhidos como cenário dessas propostas, que assim pretendem contribuir para "a valorização do património material" local e também "celebrar a história dos próprios espinhenses, com referências claras a alguns dos seus costumes culturais, sociais e gastronómicos".

No arranque do festival, é inaugurada esta quinta-feira no Parque João de Deus a instalação "PIA - Passagem", que envolve andas, máscaras e materiais têxteis reutilizados. Já os dias seguintes serão dedicados sobretudo a ações sobre alimentação saudável e a sessões de 'showcooking' por especialistas como Emídio Concha de Almeida, Stefano Figliuzzi, Lindolfo Ribeiro e Lee Guimarães.

Esta sexta-feira à noite há ainda a atuação itinerante da Fanfarra Káustica, sendo que o sábado se reparte entre vários momentos de "Hábitos Musicais" durante o dia e o concerto de Deolinda às 22:00.

Em seguida, no período de 13 a 15 de agosto estarão em destaque as atuações musicais de Peixe:Avião e Old Jerusalem, o concerto Fado Violado, várias sessões de cinema e o espetáculo "Queixa-te", pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Já no terceiro e no quarto fim de semana do festival, por sua vez, só há propostas aos sábados. Assim, no dia 20 a Praia da Baía recebe durante a tarde três espetáculos de novo circo pelas companhias Circortito, Bombinoff e Maintomano, e à noite será a cantora Áurea a subir ao palco da Alameda 8.

No dia 27, programação idêntica: Memória de Peixe e Le Parody são duas das performances musicais previstas para a tarde, enquanto a noite se faz com o concerto de Mirror People e X-Wife, antes da atuação dos DJ João Vieira e Rui Maia.

O Festival Oito24 despede-se no primeiro fim de semana de setembro, propondo para sábado um ateliê de expressão plástica, o espetáculo "Mira! Miró, Mirando!" da companhia Art'Imagem e o concerto dos Expensive Soul, e anunciando para domingo o almoço-convívio "Sem Espinhas", cujo formato de participação comunitária ainda não foi revelado, mas para o qual está já anunciado "peixe e camarão de Espinho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório