Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Dança barroca pelo Canora Turba abre Festival de Música Antiga

"A dança no barroco", pelo grupo Canora Turba, abre hoje, às 22h00, na Quinta do Alardo, o Festival de Música Antiga de Castelo Novo, no concelho do Fundão.

Dança barroca pelo Canora Turba abre Festival de Música Antiga
Notícias ao Minuto

07:15 - 29/07/16 por Lusa

Cultura Castelo Novo

A coreografia "A dança no barroco", em torno da Suite Orquestral em Dó Maior (BWV 1066), de Johann Sebastian Bach, de autoria de Isabel Gonzaga, é apresenatda nos jardins da quinta, num espaço cénico desenhado por Bruno Cochat, com os bailarinos Alexandra Campos, Sandra Correia, Bruno Cochat, Raquel Fragoso, Ruben Saints e Isabel Gonzaga.

O Festival de Música Antiga de Castelo Novo, "Ventos Noturnos", que se realiza naquela freguesia do Fundão, na Beira Baixa, procura a "reconstituição do passado" musical, anterior ao século XIX, e conta com protagonistas dessa pesquisa.

"Ao longo de três dias", de hoje a domingo, "serão realizados vários espetáculos, nos quais surgirão compositores e obras, interpretados à luz das práticas dos períodos medieval, renascentista e barroco, em instrumentos ou cópias de instrumentos originais, procurando reproduzir, nos nossos dias, as sonoridades do passado", afirma a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.

A programação conta, entre outros, com os agrupamentos Canora Turba, Os Músicos do Tejo e o ensemble Sanstierce, da investigadora e cantora alemã Maria Jonas, conhecedora do repertório medieval e sefardita.

Segundo a organização, "nas últimas décadas temos assistido a um crescente interesse pela música do passado, em especial pela música escrita antes do século XIX".

O programa do Festival inclui ainda, no sábado, às 15:30, na igreja matriz, um recital de flauta de bisel e dois cravos, numa "viagem sonora através da música dos séculos XVI, XVII e XVIII", pel'Os Músicos do Tejo.

As flautas de bisel estarão a cargo de António Carrilho, enquanto os cravistas são Marcos Magalhães e Marta Araújo.

Também no sábado, e neste templo, mas às 22:00, o ensemble Sanstierce apresenta "Chansons de femmes", ao qual a organização se refere como "uma viagem sonora e visual ao universo medieval, num espetáculo de música, luz e multimédia", numa coordenação de cena de Rúben Saints.

O recital é constituído por canções femininas medievais europeias e sefarditas, de autoria de compositores anónimos do século XII, a par de Beatriz de Dia, Azalais de Porcairague, Martín Codax e, também, da própria Maria Jonas.

No último dia do festival, domingo, realiza-se, na capela da Misericórdia, às 11:00, uma "masterclass" sobre o canto medieval, orientada por Maria Jonas e pelo professor, musicólogo e tangedor de alaúde Pedro Rafael Costa, intitulada "a poesia, a música medieval e a sua interpretação na atualidade",

O concerto de encerramento, "Il canto nel settecento", às 15:00 na igreja matriz, é protagonizado pelas sopranos Ana Paula Russo e Ariana Moutinho Russo, acompanhadas, em cravo e órgão, por Sérgio Silva.

O programa do concerto é composto por obras de Michel Richard Delalande, João Rodrigues Esteves, G.F. Handel, Giovanni Battista Pergolesi, J.S. Bach e J. Haydn.

O Festival, sob a direção artística de Pedro Rafael Costa, reflete a busca da prática interpretativa historicamente informada, com as referências atuais, tendo em conta a "redescoberta e construção de instrumentos que, em alguns casos, apenas sobreviveram à passagem dos séculos em gravuras ou manuais de organologia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório