Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Salas de cinema fechadas em Janeiro podem reabrir no Verão

O grupo Sonae Sierra admitiu esta segunda-feira que a reabertura das salas de cinema encerradas em Janeiro poderá acontecer até ao Verão face ao "interesse" demonstrado por "diversos operadores" que pretendem assegurar a gestão.

Salas de cinema fechadas em Janeiro podem reabrir no Verão
Notícias ao Minuto

17:20 - 15/04/13 por Lusa

Cultura Sonae

Contactada pela agência Lusa, fonte daquele grupo confirmou que estão a decorrer negociações com os operadores interessados, sendo uma possibilidade a reabertura dessas salas de cinema até ao Verão.

"Gostaríamos muito que isso fosse possível", disse a mesma fonte, mas sem se comprometer com prazos concretos, por estar em curso uma negociação.

"Mas é com satisfação que temos tido diversos operadores interessados e com capacidade para desenvolver um projecto de sucesso de exploração das salas de cinema. Esperamos em breve estar em posição de comunicar ao público em geral novidades sobre este tema", acrescentou a Sonae Sierra.

Em causa está a decisão da exibidora Socorama Cinemas, SA, que, no final de Janeiro, encerrou as 49 salas de cinema que explorava em centros comerciais daquele grupo em todo o País.

A administração alegou 12 milhões de euros de dívidas a fornecedores e avançou com um pedido de insolvência, para tentar recuperar financeiramente a empresa.

Admitindo tratar-se de um "processo complexo", dada a insolvência do grupo que explorava aquelas salas de cinema, fonte da Sonae Sierra admitiu à Lusa que esta negociação decorre "numa conjuntura económica desafiante" mas "até está a correr de forma célere".

Acrescentou que a solução que está a ser negociada prevê uma gestão única das 49 salas encerradas desde o final de Janeiro.

Entre estes contam-se as quatro que funcionavam desde novembro de 2004 no Estação Viana Shopping, construído pelo grupo Sonae Sierra.

Com este encerramento, há mais de dois meses que não existe projecção de cinema comercial em todo o Alto Minho. Na cidade de Viana do Castelo essa projecção ficou limitada a sessões cineclubistas quinzenais.

Estas sessões são organizadas desde Dezembro de 1994 pela Ao Norte, associação local de produção e animação audiovisual, que há cerca de uma década passou a ser a única "inquilina" do cinema Verde Viana, a última sala da cidade a funcionar fora do maior centro comercial da cidade.

O encerramento das salas geridas pela Socorama Cinemas SA afectou oito complexos de cinema localizados nos centros comerciais que o grupo Sonae Sierra detém em Viana do Castelo, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia, São João da Madeira e Ponta Delgada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório