Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Springsteen edita coletânea em setembro, quando sair a autobiografia

O músico norte-americano Bruce Springsteen anunciou hoje que vai editar, em setembro a compilação "Chapter and verse", para que coincida com o lançamento da autobiografia, 'Born to run'.

Springsteen edita coletânea em setembro, quando sair a autobiografia
Notícias ao Minuto

15:59 - 28/07/16 por Lusa

Cultura Músico

A antologia de carreira, que incluirá 18 temas, dos quais cinco nunca antes editados, sairá a 23 de setembro, no dia em que Bruce Springsteen completar 67 anos, e o alinhamento foi pensado para registar o percurso do músico, em paralelo ao que se poderá ler no livro.

"Springsteen escolheu as canções de 'Chapter and Verse" de modo a refletirem os temas e os capítulos de 'Born to run'. A compilação começa com dois temas dos The Castiles, com um adolescente Springsteen na guitarra e na voz, e termina com o tema título de 'Wrecking Ball' (2012)", lê-se na página oficial do músico na Internet.

Os cinco temas inéditos em disco são 'Baby I' e 'You can't judge a book by the cover', gravados nos anos 1960, com The Castiles, 'He's guilty (The judge song)' (1970), 'Ballad of Jesse James' (1972) e 'Henry boy' (1972).

A autobiografia 'Born to run', que Bruce Springsteen escreveu ao longo dos últimos sete anos, sairá a 27 de setembro, em simultâneo em vários países, incluindo Portugal, pela editora 20|20.

"Em 'Born to run' ele descreve o crescimento e a educação católica em Freehold, Nova Jérsia, rodeado de poesia, perigo e escuridão, que alimentavam a sua criatividade", antecipa a editora portuguesa.

O "momento fulcral" do início da carreira de Bruce Springsteen terá sido o dia em que viu uma atuação de Elvis Presley no programa televisivo 'Ed Sullivan Show', em 1956. Tinha sete anos.

Na página oficial, Bruce Springsteen explica que começou a escrever a história de vida em 2009, depois de ter atuado com a E Street Band na Superbowl, a final do campeonato norte-americano de futebol.

"Escrever sobre nós próprios é uma coisa engraçada (...), mas, num projeto como este, o escritor fez uma promessa: mostrar o seu pensamento ao leitor. Vou tentar fazer isso nestas páginas", afirma o músico.

"Born to run", título de um dos álbuns e uma das músicas mais conhecidas de Bruce Springsteen, terá também edição garantida no Canadá, França, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Espanha.

Considerado um dos nomes mais respeitados música rock americana, e muitas vezes descrito como uma das vozes que melhor descreve as vivências do cidadão comum, operário e de baixos recursos, Bruce Springsteen atuou em maio passado, com a E Street Band, no festival Rock in Rio Lisboa.

Bruce Springsteen tinha regresso marcado a Portugal à boleia de uma digressão para celebrar os 35 anos de edição do álbum 'The River', recentemente reeditado, mas a verdade é que, em palco, alargou esse espelho retrovisor a álbuns do início da carreira ou igualmente antigos, como "Born in the USA" (1984), 'Darkness ont the edge of town' (1978) e 'Born to run' (1975).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório