Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

1.º volume dos Contos Completos de Beatrix Potter apresentado hoje

O primeiro volume dos Contos Completos de Beatrix Potter é apresentado hoje, pelas 18h30, em Lisboa, pela escritora Isabel Stilwell, no âmbito das celebrações os 150 anos do nascimento da autora inglesa.

1.º volume dos Contos Completos de Beatrix Potter apresentado hoje
Notícias ao Minuto

07:00 - 28/07/16 por Lusa

Cultura Lisboa

"A presente edição em quatro volumes reúne a totalidade dessa produção, muita da qual permanecia inédita em língua portuguesa", disse à Lusa fonte editorial.

Os Contos Completos são editados pela primeira vez em Portugal, com a chancela da Pim!, uma nova chancela das empresas editoriais Ponto de Fuga e Europress, mas não inclui o conto inédito, "Kitty-in-Boots", recentemente descobertos, "pois não é ilsutrado pela autora", disse à Lusa fonte editorial.

A Obra Completa é traduzida por Eugénia Antunes e Paulo Rêgo, e o primeiro volume é hoje apresentado no El Corte Inglés, em Lisboa. Este volume inclui "uma introdução com a inspiradora história da senhora Potter", de autoria do editor Vladimiro Nunes".

"O 2.º volume sairá em setembro, o terceiro, em outubro, e, o quarto, em novembro", disse à Lusa a mesma fonte.

A nova chancela - Pim! -, "que é um piscar de olho a Almada Negreiros", remete para o "Manifesto Anti-Dantas" (1915), e conta publicar os restantes três volumes "até ao Natal", segundo amesma fonte.

Helen Beatrix Potter nasceu em Londres, a 28 de julho de 1866, no seio de uma família da alta burguesia inglesa, tendo sido educada "de acordo com as rígidas convenções da sociedade vitoriana" e não frequentou a escola, tendo estudado em casa com precetoras.

"Apaixonada pela natureza e por animais, Beatrix Potter inspirou-se num coelho de estimação para escrever e ilustrar o seu primeiro livro infantil", segundo nota biográfica da chancela portuguesa.

"A história do Pedro Coelho", publicada em 1902, foi, desde logo, "um fenómeno de popularidade, vindo a tornar-se um dos grandes clássicos da literatura infantil do século XX".

A autora está traduzida em 36 línguas e contabiliza mais de 45 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, segundo dados da Pim!.

Ao longo de quase três décadas, Beatrix Potter, que faleceu aos 77 anos, a 22 de dezembro de 1943, publicou 23 pequenos livros, escritos e ilustrados por si.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório