Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cooljazz contou com 35 mil pessoas nos oito dias de festival

Trinta e cinco mil pessoas marcaram este ano presença no festival Cooljazz, em Oeiras, numa edição que a organização aponta como "um sucesso", com os concertos de Seal e de Marisa Monte a registarem a maior assistência.

Cooljazz contou com 35 mil pessoas nos oito dias de festival
Notícias ao Minuto

06:03 - 28/07/16 por Lusa

Cultura Festival

Em declarações agência Lusa, Karla Campos, da organização do festival, destacou o "sucesso" de mais uma edição do Cooljazz, devido "à diferença do cartaz" e também pela "relação da música com a natureza".

"Do festival como um todo, com oito concertos, foram 35.000 pessoas, por isso mostra que ano após ano é um festival de sucesso", afirmou a responsável.

A cantora brasileira Marisa Monte, que convidou a fadista portuguesa Carminho para se juntar ao concerto, marcou o encerramento do festival na quarta-feira à noite.

Com a presença de quase 6.000 espetadores, este último dia foi um dos mais participados, sendo o concerto de Seal, o único que decorreu no Parque dos Poetas, o que registou maior assistência, quase 10.000 pessoas.

Se o vento e frio dos Jardins Marquês de Pombal afastaram o público em algumas noites, como no concerto de Jill Scott, noutras, as temperaturas puseram as pessoas a dançar de pé descalço, como com Nouvelle Vague.

Já com vários nomes em cima da mesa para o cartaz de 2017, Karla Campos adiantou que a próxima edição do Cooljazz vai começar já a ser trabalhada.

"Os nomes vão-se trabalhando o ano inteiro. Por exemplo, a Marisa Monte, desde a primeira edição que trabalhámos para a ter e só à 13.ª edição é que conseguimos. Não tenho ainda nomes para avançar, mas claro que o festival vai acontecer no próximo ano, no mês de julho, e neste formato", concluiu.

Pela 13.ª edição de Cooljazz passaram Jill Scott eCharlie, Frances, The Cinematic Orchestra, Seal, Stacey Kent, Koop Oscar Oschestra, Nouvelle Vague, Omara Portuondo com Diego "El Cigala" e Marisa Monte com Carminho.

As primeiras partes dos concertos foram asseguradas por vários artistas portugueses, como Salvador Sobral, Marta Ren, HMB, Luís Represas com Paulo Flores e Ana Gomes.

O Cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório