Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Orquestra Estágio Gulbenkian inicia hoje digressão nacional no Porto

A Orquestra Estágio Gulbenkian (EGO), formada por instrumentistas entre os 18 e os 25 anos, inicia hoje, no Porto, uma digressão nacional, sob a batuta da maestrina Joana Carneiro, sua diretora artística.

Orquestra Estágio Gulbenkian inicia hoje digressão nacional no Porto
Notícias ao Minuto

05:50 - 27/07/16 por Lusa

Cultura Casa da Música

A EGO toca hoje, às 21h30, na Casa da Música, sendo solista o pianista Pedro Gomes, antigo bolseiro Gulbenkian, sendo este o único concerto com um programa autónomo, diferente dos restantes.

Na sala portuense será interpretado, na primeira parte, o Concerto n.º 3, para piano e orquestra, de Ludwig van Beethoven, e, na segunda, a Sinfonia n.º 5, em ré menor, opus 47, de Dmitri Chostakovitch.

Da Casa da Música, a EGO segue para Coimbra, onde atua na quinta-feira, também às 21:30, na Quinta das Lágrimas, no âmbito do Festival das Artes.

Em Coimbra, o programa, que será igual ao dos restantes três concertos, é constituído pela Sinfonia n.º 5, em ré menor, opus 47, de Chostakovitch, e o Concerto para violino e orquestra, em ré menor, opus 35, de Erich Korngold, sendo solista convidada a jovem violinista inglesa Chloe Hanslip, "talento afirmado nos circuitos musicais internacionais, e artista convidada de algumas das mais prestigiadas orquestras e sala europeias", segundo a Fundação Gulbenkian.

No sábado, às 21h30, a EGO apresenta-se no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no âmbito do Festival Cistermúsica, e, no dia seguinte, às 19h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito, do Lisbon International Youth Music Fest.

A digressão encerra no domingo, às 21h30, em Aveiro, com a EGO a tocar no Teatro Aveirense.

A EGO começou em julho de 2013, sob a direção artística da maestrina Joana Carneiro.

O projeto visa "promover a experiência orquestral de elevado nível técnico-artístico, entre a comunidade de jovens instrumentistas portugueses ou residentes em Portugal, facilitando a transição entre a fase final da vida académica e a sua entrada no mundo das orquestras profissionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório