Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Viagem Medieval arranca hoje no centro histórico da Feira

A 20.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria arranca hoje no centro histórico da Feira e prolonga-se até 07 de agosto, com 28 áreas temáticas, 260 apresentações de espetáculos e 1.500 performances de animação.

Viagem Medieval arranca hoje no centro histórico da Feira
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/07/16 por Lusa

Cultura Aveiro

Organizada pela Câmara da Feira, pela empresa municipal Feira Viva e pela Federação das Coletividades do concelho, a recriação histórica ocupa 33 hectares no centro da cidade e envolve o trabalho diário de aproximadamente 2.000 pessoas em representação de dezenas de entidades - sendo que 350 desses colaboradores são voluntários.

O período histórico retratado este ano será o reinado de D. Dinis, apelidado pelo poeta Fernando Pessoa como "O Plantador de Naus", em alusão ao seu contributo para o início dos Descobrimentos. A referência por parte da organização a essa faceta do monarca procura já, aliás, antecipar a temática de próximas edições da Viagem, numa evolução cronológica natural desde as primeiras recriações abordaram a fundação da nacionalidade.

Outra personagem que protagonizará o contexto histórico da presente edição do evento é a Rainha Santa Isabel, enquanto esposa de D. Dinis. A soberana motiva, inclusive, a primeira área temática aromatizada na história do Viagem, pelo que, durante 12 dias, o Museu Convento dos Loios estará perfumado com uma fragrância concebida especificamente para evocar o lendário Milagre das Rosas atribuído à soberana.

Quanto à política de preços do evento, essa passa este ano a adotar valores diferentes consoante o dia da semana, oscilando entre 1,5 e os 4 euros. Várias áreas temáticas disponíveis no recinto obrigam ainda a pagamento adicional, como o Castelo dos Tormentos, os Banhos de S. Jorge ou a Subida às Ameias.

Os visitantes mais assíduos têm a opção, contudo, de adquirir uma pulseira livre-trânsito por 5 euros, se adquirida ainda hoje, ou 7 euros, quando comprada nos restantes dias do evento.

Crianças com estatura inferior a 1,3 metros continuam a ter acesso gratuito ao recinto, onde as entradas são controladas no período das 15:00 à 01:00, nos dias úteis, e das 12:00 à 01:00, ao sábado e domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório