Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Lançado concurso para novos poetas lusófonos

Prazo de envio de trabalhos termina no final do mês de outubro.

Lançado concurso para novos poetas lusófonos
Notícias ao Minuto

23:58 - 19/07/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura Poesia

Após o sucesso do primeiro volume da antologia ‘Emergente – Novos Poetas Lusófonos’, destinada a autores dos 18 aos 30 anos, o escritor Samuel F. Pimenta lança a convocatória para a participação no segundo volume, em parceria com a editora Livros de Ontem, informa o escritor através de um comunicado enviado às redações.

O prazo para o envio de trabalhos termina a 31 de Outubro.

O escritor recorda que na primeira edição do concurso participaram mais de 100 autores, oriundos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Galiza. Tendo sido o primeiro volume publicado em Maio e integrou poemas de 12 jovens poetas, seleccionados pelo próprio Samuel F. Pimenta, João Batista, CEO e editor da Livros de Ontem, e a escritora angolana Ana Paula Tavares.

“Independentemente do local onde residam os poetas, a única condição é expressarem-se em Português, qualquer que seja a sua variante. Estão incluídos, também, todos os poetas que vivem na diáspora, assim como os que não têm o Português como língua materna, mas que optam por escrever em Português”, acrescenta Samuel F. Pimenta.

Recém-galardoado com o Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2016, para o melhor livro de poesia de países e regiões lusófonas, Samuel F. Pimenta considera que a Emergente é uma forma de “promoção da escrita de poesia em português e procura esbater as dificuldades que muitos autores estreantes encontram no processo de publicação dos primeiros textos”.

Se pretende consultar o regulamento do concurso, pode fazê-lo aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório