Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Novas propostas culturais em Vila Real para animar o verão

O largo da Capela Nova, a praça do município e jardins são palco para as novas propostas artísticas 'Sons ao largo', 'Jardins musicado'" e 'Ciclo Artes na Rua', que integram a animação de verão de Vila Real.

Novas propostas culturais em Vila Real para animar o verão
Notícias ao Minuto

13:32 - 13/07/16 por Lusa

Cultura Capela Nova

O objetivo dos novos projetos, concretizadas no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, é também dinamizar o centro histórico da cidade de Vila Real.

Segundo anunciou hoje a organização, o projeto 'Sons ao Largo' irá decorrer todas as quintas-feiras dos meses de julho e agosto, no largo da Capela Nova e conta com a participação de músicos locais como Rafael Fernandes, Marília Miranda e Echo Mountain.

Por sua vez, o 'Jardins Musicados' quer "dar um "sabor diferente" aos finais de tarde de domingo, destes dois meses.

Herbert Quain, DJ Rita Mendes e DJ Nuno Lopes são alguns dos nomes que marcarão presença nesta iniciativa que procura oferecer "uma musicalidade alternativa", e que de "forma surpreendente e inesperada" levará o público até alguns dos mais emblemáticos jardins de Vila Real.

O 'Ciclo Artes na Rua' vai repetir-se todas as sextas-feiras, na praça do Município, e propõe espetáculos como uma mostra de novo circo, 'Charanga Monumental' pelos Circolando e a Banda Filarmónica Ovarense, 'Baile dos Candeeiros' pela companhia Radar 360º, "A luz no sagrado" da responsabilidade dos Artelier, 'E-nxada' da companhia Erva Daninha e a 'Velha ampulheta' do grupo Passos e Compassos.

Numa parceria entre o município de Vila Real e a Associação Douro Generation, este projeto visa apresentar todas as semanas, até ao final de agosto, um espetáculo diferente, de áreas como novo circo, teatro físico, dança, teatro de imagem ou multimédia.

Ainda no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, na sexta-feira sobre ao palco do Teatro de Vila Real o espetáculo "Homem Capaz", que apresenta o resultado do trabalho efetuado durante um ano com os reclusos da prisão de Vila Real.

A estes juntam-se ainda músicos profissionais e alunos do Conservatório de Música.

O bilhete custa 3 euros e o dinheiro angariado servirá para apoiar novos projetos da Associação Música Esperança na prisão ou em outros locais, com a realização de ateliês de música.

O Teatro de Vila Real celebra também o verão com várias atividades ao ar livre, como concertos noturnos no auditório exterior, concertos ao por do sol, DJ sets no relvado junto ao café concerto, cinema ao ar livre, teatro, oficinas e danças do mundo no Parque Corgo.

Os concertos de verão vão ser protagonizados pelos galegos 'Uxía & Narf', Samuel Úria, os 'Oquestrada', o grupo 'Retimbrar', os brasileiros 'Pitanga em pé de amora' e Rodrigo Leão.

A iniciativa Vila Real - Capital da Cultura do Eixo Atlântico - arrancou oficialmente em maio e estende-se até outubro e contempla a realização dos mais variados eventos de teatro, música, cinema ou literatura.

As cidades de Vila Real e de Matosinhos partilham este ano o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico e uniram-se sob o mote 'Do Douro ao Atlântico'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório