Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Obra 'A ilha do doutor Moreau' apresenta coleção de títulos clássicos

O romance 'A ilha do doutor Moreau', de H. G. Wells, a publicar esta semana, pela editora Alêtheia, apresenta oficialmente uma coleção de "títulos clássicos", que inclui entre outros autores, Oscar Wilde e Honoré Balzac.

Obra 'A ilha do doutor Moreau' apresenta coleção de títulos clássicos
Notícias ao Minuto

09:31 - 27/06/16 por Lusa

Cultura Autores

O inglês H. G. Wells (1866-1946) foi romancista, jornalista e historiador, que alcançou sucesso editorial com títulos apresentados como "romances científicos", entre eles, 'A máquina do tempo' (1895), 'O homem invisível' (1897) e a 'A guerra dos mundos' (1898), referiu à Lusa fonte editorial.

A mesma fonte realçou que H. G. Wells foi "um autor visionário e popularizou na literatura a reflexão sobre questões atuais, entre as quais a ameaça de uma guerra nuclear".

"Neste romance, 'A ilha do doutor Moreau', por exemplo, publicado originalmente em 1896, aborda a questão da manipulação genética de animais e os limites da ética científica", referiu a mesma fonte.

Esta obra foi adaptada várias vezes ao cinema, a primeira vez em 1977 por Don Taylor, com Burt Lancaster como protagonista, e também em 1996 por John Frankenheimer e Richard Stanley com Marlon Brando, entre os protagonistas.

"Para o mês que vem chegará às livrarias 'Os contos de Grimm', uma coletânea das melhores histórias dos irmãos Grimm, 'Dom Casmurro', de Machado de Assis, e 'O Jogador', de Fiódor Dostoiévski.

A coleção irá reunir mais de uma dezena de títulos, entre autores nacionais e estrangeiros, designadamente "Coração de cão", de Mikhail Bulgakov, o romance histórico 'Maria Stuart', de Stefan Zweig, '39 degraus', de John Buchan, 'Metamorfose', de Franz Kafka, 'Eugenia Grandet', de Honoré de Balzac, entre outros.

Ainda na área internacional contam-se os títulos 'Frankenstein', de Mary Shelley, 'A morte de Ivan Ilitch' e 'A confissão', ambos de Lev Tolstoi.

"Sob o lema 'não vá em modas leia os clássicos', a Alêtheia está a reeditar alguns dos clássicos da literatura mundial dos séculos XIX e XX", disse à Lusa fonte editorial.

Na área da literatura estão previstos entre outros, "O homem que queria conhecer as mulheres", de André Brun (1881-1926), o autor de 'A vizinha do lado' que foi adaptado ao cinema em 1945 por António Lopes Ribeiro, protagonizado por Silvestre Alecrim e Emília d'Oliveira.

Outros autores nacionais previstos são Camilo Castelo Branco (1825-1890) com os títulos 'A corja' e 'O perfil do marquês de Pombal' e Eça de Queiroz (1845-1900) com 'Cartas de Inglaterra', país onde foi cônsul de Portugal e 'Egipto, notas de viagem', onde se deslocou em novembro de 1869, acompanhado pelo conde de Resende, seu futuro sogro, para assistir à inauguração do canal do Suez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório