Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Eduardo Lourenço e de Vergílio Ferreira em painel de arte urbana

Os rostos do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço e do escritor Vergílio Ferreira figuram num painel de arte urbana pintado num muro localizado numa das entradas da cidade da Guarda, foi hoje anunciado pela autarquia.

Eduardo Lourenço e de Vergílio Ferreira em painel de arte urbana
Notícias ao Minuto

23:59 - 10/06/16 por Lusa

Cultura Rostos

Segundo o vereador Victor Amaral, vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Guarda, o painel foi pintado, pelo artista de rua espanhol SFHIR [Hugo Lomas], no âmbito do I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC) da cidade da Guarda, que decorre até terça-feira.

No mesmo mural, situado no local conhecido por rotunda do Guê, que faz a ligação com a Via de Cintura Externa da Guarda e a Estrada Nacional 18, que liga com a Covilhã, para além de Eduardo Lourenço e de Vergílio Ferreira estão os rostos de Sacadura Cabral (aviador), Nuno de Montemor (escritor) e Augusto Gil (poeta).

Victor Amaral explicou à Lusa que a organização do SIAC pediu ao artista espanhol para pintar um mural que homenageasse "figuras notáveis que, de uma forma direta ou indireta, têm a ver com a Guarda" e com o seu distrito e que "se tornaram globais relativamente à sua vida e à sua obra".

São figuras de que a Guarda se orgulha "pelo seu grande contributo" enquanto "protagonistas de momentos relevantes para a afirmação da Guarda e da região das Beiras no contexto nacional e no contexto global".

"Entendemos que é uma forma de homenagear e de dizer aos turistas, a quem nos visita, que a Guarda tem estas figuras e que a Guarda é também uma cidade cosmopolita virada para o futuro, a partir da sua história, e a partir da arte contemporânea do mural como uma linguagem artística", justificou.

Um outro mural foi instalado na parede de uma casa da Rua Batalha Reis, no centro da cidade, próximo do edifício do Teatro Municipal.

"Nesse mural temos a interpretação dos cinco F´s da Guarda - farta, forte, fria, fiel e formosa - através de uma figura feminina que o artista entendeu ser a melhor forma de homenagear a Guarda", numa alusão à figura da Ribeirinha, associada ao rei Dom Sancho I, fundador da cidade, explicou o vereador.

"É também uma homenagem à mulher como um todo e como protagonista, muitas vezes na sombra, de momentos fundamentais da nossa história, nos últimos dois séculos, particularmente", acrescentou.

Victor Amaral considera que os murais são dois pontos de atração com que a autarquia pretende ajudar a tornar a cidade da Guarda "mais forte" na sua identidade cultural e social, reconhecendo que o trabalho final é "fantástico".

O SIAC, que envolve cerca de 120 artistas nacionais e estrangeiros, está a decorrer até terça-feira, por iniciativa da Câmara Municipal da Guarda, através do museu, em parceria com a Universidade de Salamanca, Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório