Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalho de João Fiadeiro analisado no âmbito do Projeto Blackbox

As primeiras conclusões do projeto de Investigação BlackBox, dirigido por Carla Fernandes, vencedora de uma bolsa do European Research Concil de 1,4 milhões de euros, são sobre o trabalho do coreógrafo João Fiadeiro, e vão ser apresentadas hoje.

Trabalho de João Fiadeiro analisado no âmbito do Projeto Blackbox
Notícias ao Minuto

06:25 - 06/06/16 por Lusa

Cultura Coreógrafos

De acordo com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), a bolsa deste projeto, com um período de cinco anos, tem como objetivo perceber os processos mentais e de tomada de decisão, durante o processo de composição de uma 'performance' artística.

Iniciado em 2014, o Projeto Blackbox possui uma equipa liderada por Carla Fernandes, investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), centro de investigação da FCSH/NOVA.

'As primeiras pesquisas foram dedicadas ao trabalho do coreografo João Fiadeiro - e ao seu 'Método de Composição em Tempo Real", um sistema que aplica desde 1995 a todas as suas criações -- e vão ser apresentadas hoje.

'Nascido em Paris, em 1965, João Fiadeiro iniciou a sua atividade coreográfica em 1989, com o trabalho 'Plano para Identificar o Centro", para o XII Estúdio Coreográfico do Ballet Gulbenkian.

'Fundou a Companhia RE.AL em 1990, produtora criada para dar corpo às suas iniciativas, tendo concebido, entre outras, as coreografias 'Mindfield" (1998), '... E Inversamente' (1998), 'O que Eu Sou Não Fui Sozinho' (2000), 'Aicnêtsixe' (2001), 'Existência' (2002) e 'I Am Here', a partir da obra da artista Helena Almeida (2003).

O projeto tem por objetivo documentar e divulgar os processos de composição de uma performance artística, baseando-se para isso em casos específicos de coreógrafos nacionais, segundo o centro de investigação da FCSH/NOVA.

O Projecto BlackBox, com financiamento do European Research Council, está sediado na FCSH/NOVA e tem como objetivo analisar as estruturas conceptuais específicas dos artistas, cruzando as abordagens empíricas dos criadores contemporâneos com teorias da comunicação multimodal (interação humana, estudo dos gestos, ciência cognitiva), estudos da 'performance' e tecnologias de visualização.

A apresentação das conclusões deste trabalho sobre João Fiadeiro vão ser apresentadas, no Espaço Gaivotas6, em Lisboa, a partir das 15:00, com a participação de Carla Fernandes, do coreógrafo João Fiadeiro e dos restantes investigadores associados, que farão uma exposição dos resultados das várias áreas de investigação.

Às 21:00, João Fiadeiro encerra o programa com a performance "I am (not) here".

De acordo com a organização, o evento inclui um debate e é aberto ao público interessado em artes performativas e cognição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório