Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Madalena da Luz Costa vence Prémio de Literatura Infantil 2016

A narrativa 'O meu livro tem bicho' valeu a Madalena da Luz Costa o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior galardão monetário português que distingue uma obra de literatura para a infância.

Madalena da Luz Costa vence Prémio de Literatura Infantil 2016
Notícias ao Minuto

11:39 - 02/06/16 por Lusa

Cultura Prémios

De acordo com a organização, Madalena da Luz Costa, de 21 anos, é a mais nova autora a ser distinguida por este prémio, que cumpre a terceira edição e tem um valor monetário de 50 mil euros, a repartir entre o autor do texto premiado e, numa segunda fase, o autor da ilustração distinguida.

Para o júri, o texto de Madalena da Luz Costa, escolhido entre mais de duas mil candidaturas, "sobressaiu pela originalidade e frescura da ideia, pelo ritmo da escrita e por se tratar de uma história muito visual".

Madalena da Luz Costa nasceu em Lisboa e atualmente frequenta o mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa.

O júri foi presidido por Zita Seabra e integrou Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda.

Com o anúncio do vencedor do texto, decorre agora a segunda fase do prémio, para escolher quem irá ilustrar "O meu livro tem bicho". As candidaturas terminam a 29 de julho e o vencedor será anunciado a 15 de setembro.

O prémio de 25 mil euros para a melhor ilustração será atribuído em novembro, quando for editado o livro de Madalena da Luz Costa.

O Prémio de Literatura Infantil "procura incentivar a criatividade literária, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem nas crianças o gosto pela leitura". O galardão distingue obras destinadas a leitores entre os seis e os 12 anos.

Nas duas edições anteriores foram premiados "De onde vêm as bruxas?" (2014), de Joana Pires Lopes e ilustrado por Luís Belo, e 'Orlando -- O caracol apaixonado' (2015), de Sérgio Mendes com ilustração de Elias Gato.

O prémio é uma parceria entre a empresa Pingo Doce e a Alêtheia Editores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório