Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Abertas as inscrições para o Grande Prémio de Fotografia dst

As inscrições para o Grande Prémio de Fotografia dst, tendo como tema "Felicidade, Memória e Revelações", estão abertas com a edição de 2016 e oferecem 7.500 euros ao vencedor, esperando a organização "conquistar" mais de mil candidaturas.

Abertas as inscrições para o Grande Prémio de Fotografia dst
Notícias ao Minuto

20:00 - 24/05/16 por Lusa

Cultura Candidatura

Integrado nos "Encontros de Imagem - Festival Internacional de Fotografia", o concurso, adianta a organização em comunicado enviado à Lusa, "visa premiar o melhor trabalho de fotografia contemporânea, assumindo-se como uma plataforma privilegiada para cada artista receber um feedback devidamente fundamentado sobre a sua obra".

Segundo o referido comunicado, "a expectativa de candidaturas para esta edição é uma das maiores dos últimos anos, uma vez que as edições anteriores têm revelado um crescendo de participações, oriundas dos mais variados cantos do mundo".

Na edição deste ano, a organização, afirma o texto, aponta como "objetivo conquistar mais de mil candidaturas, consolidando de forma definitiva este prémio em Portugal e noutras geografias além-fronteiras".

Para o presidente do Conselho de Administração do grupo dst, empresa patrocinadora dos Encontros da Imagem, José Teixeira, a edição deste ano do Prémio de Fotografia Emergentes dst "promete ser a maior de sempre, reforçando o lugar central que esta distinção ocupa em Portugal na promoção da fotografia enquanto forma de manifestação artística", lê-se no texto.

"Esta é uma oportunidade única para refletirmos o mundo através da lente de diferentes fotógrafos, nacionais e internacionais, estabelecendo a cultura como veículo privilegiado para uma visão diferente de tudo aquilo que nos rodeia", salienta ainda o responsável.

Numa primeira fase, de pré-seleção, os candidatos necessitam de submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor) em formato digital, sendo que o portfólio deverá ser original e recente e enviado até ao dia 24 de julho de 2016.

Um comité de pré-seleção especializado elegerá 70 autores que serão convidados a submeter os seus portfolios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais.

Nesta fase, explica a organização, serão valorizados critérios como interesse, originalidade e coerência dos projetos, bem como a qualidade conceptual das obras, numa segunda fase, os candidatos selecionados devem escolher oito especialistas para a leitura do seu portfólio.

O vencedor será anunciado a 24 de setembro, na gala de entrega do prémio a realizar-se no Theatro Circo, em Braga.

As inscrições devem ser efetuadas em http://encontrosdaimagem.com/pt/2016/award/.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório