Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dia Internacional dos Museus dedicado este ano às paisagens culturais

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio com entrada livre em museus, palácios e monumentos, vai ser dedicado este ano à relação destes espaços patrimoniais com as paisagens culturais.

Dia Internacional dos Museus dedicado este ano às paisagens culturais
Notícias ao Minuto

13:45 - 02/05/16 por Lusa

Cultura Monumentos

Instituído pelo ICOM -- Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema "Museus e Paisagens Culturais", visando promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural.

Enquanto no dia 18 de maio os museus, palácios e monumentos da tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada livre, na Noite dos Museus, a 21 de maio, estarão abertos gratuitamente a partir das 17:30.

Cerca de 44 concelhos do país aderem às celebrações nos seus 79 museus, monumentos e palácios, participando com centenas atividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos, lançamentos de livros, entre outras.

De acordo com um texto inscrito no sítio online da DGPC para contextualizar o tema deste ano, a entidade sublinha que a atenção para as paisagens culturais pode ser exercida em diferentes níveis, "nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável".

A DGPC sustenta que as comunidades podem "contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório