Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Projetos de Siza Vieira e Souto Moura em museus de Santo Tirso

As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, são inauguradas a 21 de maio, sendo expectativa da câmara que "ajudem à projeção económica e cultural do concelho".

Projetos de Siza Vieira e Souto Moura em museus de Santo Tirso
Notícias ao Minuto

22:18 - 27/04/16 por Lusa

Cultura MIEC

Em causa estão a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), que foi desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, enquanto o projeto do Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto Moura.

"A ideia é que potenciem ainda mais Santo Tirso na área cultural. A ideia é que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização económica do município aos mais variados níveis seja empresarial, turístico, ou simples lazer ou cultural", referiu hoje o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa possui coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, ora provenientes de trabalhos de escavação ora de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece.

Quanto ao MIEC, este após o 10.º Simpósio de Arte Pública que se realizou em outubro do ano passado, passou a ter 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis polos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

As obras estão a ser realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte a 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso, distrito do Porto.

Ambos vão ficar ligados por um serviço de atendimento e a empreitada será inaugurada a 21 de maio pelo primeiro-ministro António Costa.

Recentemente, num comunicado que dava conta da visita a Santo Tirso de 16 estudantes da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Sevilha, Espanha, a câmara apontava que o projeto dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura poderá proporcionar que o "número de visitas continue a crescer".

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetónico presentes na cidade", referia a nota.

Os museus ficam localizados no conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório