Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Manteigas assinala cem anos da vida literária de Ferreira de Castro

A câmara de Manteigas assinala hoje os cem anos da vida literária de Ferreira de Castro, autor de "A lã e a neve", com uma caminhada e uma palestra sobre o escritor.

Manteigas assinala cem anos da vida literária de Ferreira de Castro
Notícias ao Minuto

17:30 - 24/04/16 por Lusa

Cultura Escrita

A iniciativa, que terá início pelas 08:30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, inclui um percurso por locais referidos naquele livro, uma palestra sobre a vida e obra do autor, por Pedro Calheiros, da Universidade de Aveiro, e a plantação de cem árvores.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, disse à agência Lusa que Ferreira de Castro não é originário daquele concelho, mas "é um homem da Serra da Estrela".

José Maria Ferreira de Castro nasceu em 1898, em Oliveira de Azeméis, e faleceu em 1974. É autor de "Terra Fria" (1934), "A Lã e a Neve" (1947) e "A Curva da Estrada" (1950), entre outras obras.

Segundo o autarca, o escritor fez na obra "A Lã e a Neve" a "travessia da Serra da Estrela", por isso, só pelo facto de ser "um grande escritor relacionado com a Serra da Estrela, seria motivo mais que suficiente", para justificar a adesão do município de Manteigas - localizado "no coração da Serra da Estrela" - às comemorações do centenário da sua vida literária.

Com a caminhada, a organização tem por objetivo evidenciar alguns aspetos da serra, que são focados pelo escritor, na obra que versa aquela região.

Por outro lado, disse José Manuel Biscaia, a iniciativa também será "um primeiro passo" para a divulgação pública de um equipamento cultural que a autarquia está a instalar naquela vila, no local conhecido por "Fábrica do Rio", onde está também a ser edificado um centro interpretativo dedicado às energias renováveis.

"Naquele local vamos fazer uma mostra da obra dele [Ferreira de Castro] e dizer que Manteigas se sente legitimada [para o fazer], porque queremos celebrar o autor na travessia da Serra da Estrela", justificou José Manuel Biscaia, indicando que a obra física "está praticamente concluída".

Segundo o autarca de Manteigas, no distrito da Guarda, o futuro equipamento "vai ser uma espécie de museologia da própria obra, com os pontos fulcrais que ele [Ferreira de Castro] faz da travessia".

"Estamos a ensaiar os conteúdos imateriais, que irão representar os lugares evidenciados na obra 'A Lã e a Neve'", disse, admitindo que o espaço possa abrir as portas ao público "dentro de meio ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório