Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Festival de Folclore de Almeirim inclui outras expressões artísticas

O Festival Internacional de Folclore que se realiza há oito anos em Almeirim vai, este ano, entre 18 a 25 de abril, abarcar áreas como arte urbana, teatro e outros tipos de música, anunciou hoje a organização.

Festival de Folclore de Almeirim inclui outras expressões artísticas
Notícias ao Minuto

18:52 - 13/04/16 por Lusa

Cultura Internacional

Apadrinhado por António Manuel Ribeiro (UHF), o evento, que mantém as galas, as mostras e as oficinas de dança folclórica - este ano com a participação de grupos da Lituânia, Polónia, Ucrânia, Egito e Turquia -, vai contar com uma atuação dos UHF em formato acústico, no pavilhão desportivo de Benfica do Ribatejo, na noite de 23 de abril.

Entre as iniciativas que alargam o âmbito do festival, levando-o a adotar a designação de Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes (FIFCA), contam-se um festival de bandas amadoras da região, atuações de coros e orfeões, espetáculos de teatro, artistas de rua, exposições alusivas ao folclore (de fotografia, trajes e pintura) e a outras temáticas, como a de arte e design de Frederico Ferreira, jovem artista plástico de Almeirim.

Uma das vertentes do programa é o projeto 'Route 118', que promete levar a arte urbana a paredes de aldeias, vilas e cidades atravessadas pela estrada nacional 118.

O novo formato do festival foi acompanhado da criação de uma associação que se propõe dinamizar outras iniciativas, afirmou o presidente da direção, Ricardo Casebre.

O FIFCA abrange vários concelhos da região -- Almeirim, Alpiarça, Coruche e Salvaterra de Magos -, com algumas iniciativas a decorrerem igualmente em Tomar e Santarém.

A primeira edição do Festival Internacional de Folclore de Almeirim realizou-se em 2008 por iniciativa do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, disse Ricardo Casebre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório