Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Agir recebe quinta-feira Prémio José da Ponte

O músico Agir recebe o Prémio José da Ponte, que distingue jovens criadores musicais portugueses, na próxima quinta-feira, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), anunciou hoje esta entidade.

Agir recebe quinta-feira Prémio José da Ponte
Notícias ao Minuto

20:13 - 08/04/16 por Lusa

Cultura SPA

A cerimónia de entrega do galardão, com o valor pecuniário de 2.000 euros, está marcada para as 18:30, no auditório Maestro Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa.

Em comunicado, a SPA afirma que o musico Agir "tem vindo a afirmar-se como um dos mais talentosos músicos portugueses das novas gerações".

O troféu foi criado pela SPA, após a morte de José da Ponte, em janeiro do ano passado, e será entregue ao músico "em data a anunciar".

José da Ponte foi compositor, baixista e produtor musical, tendo iniciado a atividade artística em 1976, com a participação no álbum "Homo Sapiens", um projeto do compositor José Luís Tinoco.

Com a cantora Lena d'Água e o teclista Luís Pedro Fonseca, Zé da Ponte fundou, em 1980, os Salada de Fruta, grupo que protagonizou sucessos como "Robot". Ao trio inicial juntaram-se, como convidados, Guilherme Inês (bateria), Moz Carrapa (guitarra) e Rui Cardoso (saxofone).

José da Ponte trabalhou na área de publicidade e fundou, em 1983, os estúdios de gravações áudio Namouche. Foi um dos administradores da SPA.

Agir, que, em março, completa 28 anos, é o nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, filho do cantor Paulo de Carvalho e da atriz Helena Isabel.

O músico começou a gravar as suas próprias composições aos 12 anos e, até ao lançamento do seu primeiro álbum, "Agir", em julho de 2010, as suas músicas eram disponibilizadas gratuitamente através da rede social "YouTube".

Com o projecto TribUrbana, com Milene Candeias, participou no Festival RTP da Canção, em 2007, com o tema "Dá-me a lua", que se classificou na 4.ª posição.

Em 2008, participou no álbum "Do amor", de Paulo de Carvalho, no tema "O meu mundo", do qual é coautor. Com o pai participou em alguns concertos, nomeadamente em 2009, no Museu do Oriente, em Lisboa.

No primeiro trimestre do ano passado, editou o novo álbum "Leva-me a sério", que sucedeu à "mixtape", lançada em março de 2014, "Agir is coming".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório