Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Escolha da Livraria Preferida dos Portugueses já arrancou

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) volta este ano a desafiar os leitores a escolher a sua livraria preferida, através de uma votação 'online', que tem início hoje.

Escolha da Livraria Preferida dos Portugueses já arrancou
Notícias ao Minuto

19:59 - 06/04/16 por Lusa

Cultura Apel

A votação elege a Livraria com "Melhor Ambiente", "Melhor Atendimento", "Melhor Catálogo" e o Prémio Conveniência de Serviços, e termina no dia 15 de maio, sendo os vencedores anunciados durante a Feira do Livro de Lisboa, que decorre de 26 de maio a 13 de junho, anunciou a APEL em comunicado.

A votação é acessível a partir da página de abertura do sítio da APEL na internet.

A "Livraria Preferida" é uma iniciativa iniciada pela APEL, no âmbito do projeto "Ler em Todo Lado", que tem "como principal objetivo a promoção dos hábitos de leitura junto de diversos públicos em diferentes locais e através de diversas ações".

A primeira edição, em 2013, começou por premiar a livraria preferida dos lisboetas, tendo sido escolhida a Bertrand do Chiado.

No ano seguinte, a eleição alargou-se ao território nacional.

Segundo a APEL, no ano passado participaram "cerca de 2.500 portugueses na votação 'online'", menos meio milhar do que no ano anterior.

A livraria A das Artes, em Sines, no litoral alentejano, foi a "Livraria Preferida" dos portugueses, em 2015.

"Em funcionamento desde Julho de 2003, este espaço dedicado às artes oferece aos seus visitantes não só livros como, também, música, artesanato e artes plásticas", referiu a APEL em comunicado.

Em segundo lugar ficou a livraria Arquivo, em Leiria, que foi fundada na década de 1980, e a livraria infantil Aqui Há Gato, em Santarém, ficou em terceiro lugar.

Nas outras categorias a concurso, o Prémio Melhor Ambiente foi atribuído à livraria Arquivo, em Leiria, o de Melhor Atendimento foi conquistado pel'A das Artes, em Sines, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Catálogo foi para a FNAC Chiado, também pelo segundo ano consecutivo, e o Prémio Conveniência de Serviços distinguiu a Livraria LeYa-Barata, na avenida de Roma, em Lisboa.

A livraria Cabeçudos, em Lisboa, foi a "Livraria Preferida" em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório