Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Historiador Roger Crowley vai estar à conversa com leitores em Óbidos

O historiador britânico Roger Crowley escolheu a Vila Literária de Óbidos para um primeiro encontro com os leitores portugueses, numa conversa agendada para sábado, que contará com os também historiadores Pacheco Pereira e José Manuel Garcia.

Historiador Roger Crowley vai estar à conversa com leitores em Óbidos
Notícias ao Minuto

15:59 - 05/04/16 por Lusa

Cultura Sábado

O autor do livro "Conquistadores - Como Portugal Criou o Primeiro Império Global" "escolheu Óbidos para a sua primeira aparição pública em Portugal, facto de que nos regozijamos e revela o interesse que a vila está a conquistar em termos internacionais", disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara de Óbidos, Humberto Marques.

A livraria de Santiago, uma das mais emblemáticas da Vila Literária, será o palco para o encontro do historiador com os leitores que, a partir das 19:00, poderão assistir a uma conversa em que participam José Pacheco Pereira e José Manuel Garcia.

"É uma oportunidade única para privar com o autor de um 'best-seller' que alude à grandeza que Portugal teve durante os descobrimentos e nos ajuda, sobretudo a quem tem responsabilidades de gestão, a pensar no futuro deste território", acrescentou Humberto Marques.

O livro, lançado em dezembro no Reino Unido e nos Estados Unidos, será publicado em Portugal a 12 de abril, altura em que será feita uma apresentação no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, numa sessão apresentada por Guilherme D'Oliveira Martins.

A obra põe Portugal no topo do mundo das descobertas e do conhecimento científico, mostrando o protagonismo do país na construção de um grande império marítimo que o historiador considera ter dado origem à primeira economia global.

Descrito como "uma epopeia de grande bravura que representou o despertar do Ocidente, ao leme das naus portugueses, para o fim das fronteiras e do isolamento da Europa", o livro que pôs Portugal nas páginas do Financial Times é o mote para uma conversa "informal" que, segundo o autarca espelha "o verdadeiro espírito de Óbidos Vila Literária" e o empenho da autarquia em manter, "cada vez mais forte e ao longo de todo o ano, um conjunto de iniciativas que vai para além do Folio -- Festival Internacional de Literatura de Óbidos", que este ano decorrerá de 22 de setembro a 02 de outubro.

Roger Crowley (1951) é um historiador especializado nos grandes impérios marítimos europeus. À semelhança de "Conquistadores -- Como Portugal criou o primeiro império global", as suas outras obras estiveram também na lista dos livros mais vendidos do New York Times.

Leitor de Inglês na Universidade de Cambridge e professor de Inglês em Istambul, Roger Crowley é autor de diversas obras de história, algumas delas premiadas, como, entre outras, "City of fortune", sobre Veneza, e "Empires Of The Sea - The Final Battle For The Mediterranean, 1521-1580".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório