Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu Óscar Lopes, co-autor da História da Literatura Portuguesa

O ensaísta e professor Óscar Lopes, 95 anos, co-autor da História da Literatura Portuguesa, morreu esta sexta-feira no Porto, confirmou à Lusa fonte familiar.

Morreu Óscar Lopes, co-autor da História da Literatura Portuguesa
Notícias ao Minuto

16:52 - 22/03/13 por Lusa

Cultura Act.

O corpo do ensaísta está na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, de onde sairá o funeral no sábado, às 15h00, para o crematório de Matosinhos, onde se realiza a cerimónia de cremação às 16h30, disse a mesma fonte.

Por ocasião do seu 90.º aniversário, o PCP de que era militante afirmou: “Indissociável da valiosíssima obra realizada, a trajectória da sua vida impõe-se-nos como um exemplo de verticalidade e inteireza moral e ideológica”.

“Recordemo-la, pois, de forma necessariamente sumária, até porque ela se distingue, desde logo, pelo modo como soube alicerçar um excepcional percurso de investigação e docência numa visão mais ampla do mundo, determinada pela condição de marxista e de militante comunista de longa data”, afirmou na altura o PCP.

Óscar Lopes nasceu em Leça da Palmeira, Matosinhos, em 1917, foi professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com António José Saraiva, foi co-autor da ‘História da Literatura Portuguesa’ (1955), apontada como uma obra de referência.

A sua extensa bibliografia inclui dezenas de ensaios, estudos e críticas sobre literatura, linguística e cultura portuguesas.

Colaborou ainda em algumas das mais importantes revistas literárias portuguesas, como a Colóquio/Letras e a Seara Nova.

Óscar Lopes, ex-membro do comité central do PCP, foi condecorado em 2006 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório