Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parques de Sintra distinguida por inclusão de visitantes com deficiência

A Parques de Sintra -- Monte da Lusa foi galardoada com o prémio de boas práticas da Fundação "Design For All", pelo conjunto de serviços de inclusão prestados a visitantes portadores de deficiência, anunciou hoje a empresa.

Parques de Sintra distinguida por inclusão de visitantes com deficiência
Notícias ao Minuto

15:50 - 24/03/16 por Lusa

Cultura Galardão

Em comunicado, a empresa realçou que a distinção -- recebida na quarta-feira, em Paris - por boas práticas de 'design' inclusivo foi conquistada na categoria "Espaços, produtos e serviços em uso", pelo projeto "Parques de Sintra Acolhem Melhor", que pretende melhorar as condições de igualdade no acesso ao património natural e construído.

"A distinção da Parques de Sintra com este prémio, num total de 23 candidatos nesta categoria, é muito prestigiante como reconhecimento internacional de um projeto que é transversal a toda a empresa", afirmou à Lusa, por escrito, Nuno Oliveira, Diretor Técnico para o Património Natural da Parques de Sintra e responsável pelo projeto "Parques de Sintra Acolhem Melhor".

O responsável destacou que o projeto é levado a cabo por "uma equipa multidisciplinar e que está motivada e sensível às questões da inclusão, não só ao nível da melhoria da acessibilidade física, mas também ao nível dos serviços e da informação".

O programa pretende melhorar as condições de mobilidade e de autonomia dos visitantes com deficiência, disponibilizando, por exemplo, rampas para cadeiras de rodas e veículos de tração que puxam as cadeiras, de forma a combater a inclinação dos terrenos.

Inclui, ainda, atividades para pessoas cegas e surdas, nomeadamente intérpretes de língua gestual portuguesa e um serviço que permite a pessoas surdas contactarem com a empresa através do telefone.

O projeto representou um investimento global de cerca de dois milhões de euros, cofinanciados pelo Turismo de Portugal em 25%, e teve como consultores várias associações, como a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Associação Portuguesa de Surdos (APS) e a Associação Salvador.

No comunicado, a Parques de Sintra destacou que a "Design For All" é uma fundação sem fins lucrativos, que tem como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e promoção de estudos e práticas de excelência relativas ao design inclusivo, com o objetivo da participação de todos, independentemente da sua idade, sexo, capacidades ou cultura.

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. é uma empresa de capitais públicos, criada em 2000, após a classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade, e que gere diversos parques e monumentos de Sintra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório