Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mário de Carvalho e Pedro Vieira à conversa em Setúbal no dia 17

Os escritores Mário de Carvalho e Pedro Vieira estão à conversa em Setúbal, no próximo dia 17, marcando o regresso da Viagem Literária ao território continental, cumpridas as duas anteriores etapas na Madeira e nos Açores.

Mário de Carvalho e Pedro Vieira à conversa em Setúbal no dia 17
Notícias ao Minuto

17:20 - 04/03/16 por Lusa

Cultura Escritores

O cenário da conversa em Setúbal, marcada para as 21:30, moderada pelo jornalista João Paulo Sacadura, com a participação do público, é no Fórum Municipal Luísa Todi, que tem uma lotação para 634 pessoas.

Fonte da Porto Editora, que organiza a Viagem Literária, disse à Lusa que as etapas no Funchal, em janeiro último, e em Ponta Delgada, em fevereiro, tiveram "um enorme sucesso, com lotações esgotadas, de 400 e 550 pessoas, respetivamente".

Mário de Carvalho estreou-se literariamente, em 1981, com "Contos da sétima esfera", que o crítico João Gaspar Simões qualificou como "surpreendente, desconcertante, inclassificável, na tradição portuguesa".

Desde então, Mário de Carvalho, advogado de profissão, tem escrito romance, conto e teatro, com alguns dos títulos traduzidos para várias línguas,

Com o romance "Um deus passeando pela brisa da tarde" recebeu, em 1994, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e os prémios Fernando Namora/Estoril Sol, Pégaso e Giuseppe Acerbi, estes dois últimos, em Itália.

Anteriormente, o escritor tinha sido distinguido com o Prémio Cidade de Lisboa pelo romance "O livro grande de Tebas, Navio e Mariana", o Prémio D. Dinis pelo romance "A paixão do conde de Fróis", e o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da APE, com "Quatrocentos mil sestércios seguido de O conde Jano".

Ao longo da carreira literária, à qual se dedica atualmente a tempo inteiro, Mário de Carvalho recebeu vários outros galardões, designadamente o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio de Teatro da APE, pela peça "Se perguntarem por mim, não estou seguido de haja harmonia".

Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, no mesmo ano em que publicou "Quem disser o contrário é porque tem razão". No ano passado, editou "Novelas extravagantes".

Pedro Vieira, o outro participante na conversa, publicou, em 2015, "O que não pode ser salvo". Vieira, tal como Mário de carvalho, é natural de Lisboa, trabalha no Canal Q da televisão por cabo, na produtora Produções Fictícias, como criativo, e apresenta o programa diário "Inferno".

Anteriormente, Pedro Vieira trabalhou como livreiro nos grupos Almedina e Bulhosa Livreiros e, como 'designer', no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Entre outras ocupações é ilustrador da revista Ler. Em 2011 estreou-se literariamente com "Última paragem, Massamá", distinguido com o Prémio Revelação do PEN Clube Português.

A Viagem Literária iniciou-se, no ano passado, no dia 25 de Abril, em Bragança, e já passou por Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro. A próxima etapa, em abril, quando o projeto completa um ano, é em Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório