Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Quarteto de Carlos Martins abre festival cabo-verdiano Kriol Jazz

O quarteto do saxofonista português Carlos Martins vai abrir o primeiro dia de concertos pagos do Kriol Jazz Festival, marcado para de 9 a 16 de abril, na cidade da Praia.

Quarteto de Carlos Martins abre festival cabo-verdiano Kriol Jazz
Notícias ao Minuto

16:49 - 23/02/16 por Lusa

Cultura Música

O Kriol Jazz Festival 2016, cuja programação foi apresentada hoje na Praia, promove este ano uma homenagem ao histórico pianista cabo-verdiano Chico Serra.

O festival, uma parceria entre a autarquia da Praia e a produtora musical Harmonia, cumpre este ano a oitava edição, com um cartaz que junta duas dezenas de artistas de África, Europa, Estados Unidos e Brasil.

O Carlos Martins Quarteto atua no primeiro dia de concertos pagos do Kriol Jazz Festival, a 15 de abril, num concerto com os cabo-verdianos Jenifer Solidade e Khaly Angel.

Carlos Martins, 54 anos, é um dos saxofonistas e compositores portugueses de jazz mais reconhecidos, tendo passado pelo Conservatório Nacional e pela Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde chegou a ser professor, apenas com 19 anos.

No mesmo dia atua o autor, compositor e interprete angolano Paulo Flores, uma das principais referências do semba, que está a celebrar 25 anos de carreira e conta mais de uma quinzena de discos editados.

Os marroquinos Aziz Sahmaoiu e a Spanish Harlem Orchestra, dos Estados Unidos da América, vencedora de dois Grammy Awards, encerram o dia.

A 16 de abril, a programação do festival inclui atuações da cabo-verdiana Dina Medina, dos norte-americanos Nettwork com Charnett Moffett e Stlaney Jordan, e do baterista da Costa do Marfim Paco Sery que atuará com o cabo-verdiano Ivan Medina.

O dia encerra com a atuação da brasileira Tânia Maria, que apresentará uma mistura de estilos que vão desde o samba ao jazz, passando pela bossa nova e pelos ritmos afro-latinos.

Na edição deste ano do Kriol Jazz haverá ainda espaço para as tradicionais "jam sessions", que este ano serão antecedidas de espetáculos de três artistas cabo-verdianos: Teófilo Chantre e Banda; Zeca Couto Quinteto, Ceuzany.

Mas a edição de 2016 do Kiol Jazz arranca uma semana antes, a 09 de abril , com espetáculos gratuitos na denominada Zona Kriol, que este ano será instalada no bairro Terra Branca, no âmbito da filosofia de descentralização do festival.

Os concertos na Zona Kriol juntarão o jovem cabo-verdiano Romeu di Lurdes, que se tem destacado pela renovação dos ritmos tradicionais do batuque e do funaná, e os clássicos Tubarões.

O festival contará ainda com a participação habitual do Ron Savage Trio, da Berklee College of Music, dos Estados Unidos da América, que além dos espetáculos irá dar formação a jovens músicos de Cabo Verde.

Segundo o vereador da Cultura e Desporto da Câmara da Praia, António Lopes Silva, a oitava edição do Kriol Jazz irá oferecer a qualidade de sempre, mas este ano com mais três espetáculos.

Em declarações à agência Lusa à margem da apresentação do festival, Djô da Silva, da produtora Harmonia, adiantou que a programação da edição de 2016 do Kriol Jazz dá continuidade ao encontro entre artistas cabo-verdianos e internacionais.

Em termos de cartaz, Djô da Silva, destacou a participação do "grande baterista africano Paco Cery", do "grande guitarrista americano Stanley Jordan" e da Spanish Harlem Orchestra, que considerou "um dos melhores grupos de jazz latino".

"É uma programação baseada em bons músicos, boa música. A filosofia do Kriol Jazz não é de correr atrás de estrelas, mas de grandes músicos. O que oferecemos ao nosso público é boa música e sempre surpreendemos as pessoas. Muitos dos nomes, as pessoas não conhecem aqui em Cabo Verde, mas vão descobrir no palco e sei que vão gostar", disse.

O orçamento da edição do Kriol Jazz Festival está estimado em 23 milhões de escudos (cerca de 210 mil euros).

O preço dos bilhetes para os concertos pagos varia entre os 500 escudos (4,5 euros) do bilhete diário e os 4000 escudos ( cerca de 36 euros) do pacote para três dias.

A oitava edição do Kriol Jazz Festival acontece imediatamente a seguir à feira Atlantic Music Expo, uma iniciativa do ministério da Cultura de Cabo Verde, este ano agendada para de 11 a 14 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório