Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ciclo de Teatro Universitário apresenta 13 produções na Covilhã

A 20.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que se realiza entre os dias 03 e 12 de março, contará com 13 espetáculos de várias companhias nacionais e estrangeiras.

Ciclo de Teatro Universitário apresenta 13 produções na Covilhã
Notícias ao Minuto

16:55 - 22/02/16 por Lusa

Cultura Beira Interior

Em nota enviada à agência Lusa, a organização salienta que "este é o festival de teatro universitário mais antigo do país a ser realizado de forma ininterrupta" e que nesta edição contará com uma produção própria, bem como com a participação de "diversos grupos de Portugal, Espanha, Itália e ainda de Cabo Verde".

Promovido em parceria pelo TeatrUBI - Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes, o programa integra ainda a iniciativa "mercadonegro", "uma espécie de feira, onde se pode encontrar de tudo um pouco como livros, CD, DVD, roupas, sapatos, etc"

"Uma oportunidade única para adquirir este ou aquele objeto que estava perdido no tempo", esclarece a nota, apontando que este mercado de objetos novos e usados irá decorrer durante todos os dias do festival, a partir das 21:00, no Teatro Municipal da Covilhã.

Relativamente às produções, o festival arranca no dia 03, às 21:30, com a peça "Sangue e Outras Substâncias", uma coprodução do TeatrUBI e da ASTA.

Criada por Rui Pires e Sérgio Novo, esta produção própria também estará em cena nos dois dias seguintes (sexta-feira e sábado) à mesma hora.

No domingo, dia 06 de março, sobe ao palco a peça "Cinzas", que resulta de um trabalho de investigação sobre a violência e que é interpretado pelos espanhóis da "Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela".

No mesmo dia, às 22:30, será apresentada a peça "Crime", uma adaptação da obra "Crimes Exemplares de Max Aub apresentada por "Tubo de Ensaios" - Núcleo de Teatro da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

"A Casa do Vestido Castanho", uma coprodução do TeatrUBI e da ASTA que estreou em 2015 neste festival e que engloba teatro, dança contemporânea e performance, será apresentada no dia 07, às 21:30, seguindo-se às 22:30 a peça "Ninguém se mata duas vezes da mesma maneira", pelo "Fc-Acto" - Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Dia 08, às 21:30, "Meninas" é a produção que será apresentada pela "Colectivo de Criação Artística Caducado" de Lisboa, seguindo-se no dia 09, à mesma hora, a peça "El sueño de una noche de verano", numa interpretação da "Arte 4 - Estudio de Actores" de Madrid.

"Demediado", pela da "Maricastaña" - Aula de Teatro Universitaria de Ourense (Espanha), subirá ao palco dia 09, às 21:30.

"Post Bataclan" pela "Artimbanco - Escola de Teatro de Cecina (Itália) e Nexos da Baula Escena (Ourense, Espanha), são as peças que sobem ao palco no dia 11 às 21:30 e às 22:30, respetivamente.

A encerrar o certame, no dia 12, estarão as peças "El Cuerpo Aumentado" pelo Laboratorio de Danza da Universidad Carlos III de Madrid, "Imprevisto Rui.4" pela "Aula de Danza da Universidad Carlos III de Madrid", "Esquizofrenia" pelo "Craq' Otchod - Grupo Teatral de Mindelo" (Cabo Verde), respetivamente às 21:30, 21:45 e 22:30.

As peças serão todas apresentadas no Teatro Municipal da Covilhã e o bilhete diário custa cinco euros com desconto de 50% para sócios da ASTA e do TeatrUbi ou portadores de cartão de estudante e do cartão +65. Já os portadores do cartão "Amigo da ASTA" têm entrada livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório