Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vera Varela Cid deixa um legado artístico inestimável

A antiga bailarina Vera Varela Cid, falecida no domingo, aos 78 anos, "deixa um legado de dedicação, profissionalismo e criatividade artística de valor inestimável, na história do bailado e das artes performativas em Portugal", afirma o Ministério da Cultura.

Vera Varela Cid deixa um legado artístico inestimável
Notícias ao Minuto

19:52 - 15/02/16 por Lusa

Cultura Bailado

"O Ministério da Cultura manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da bailarina e fundadora da Companhia Nacional de Bailado (CNB), professora Vera Varela Cid", afirma o comunicado do gabinete do ministro João Soares, hoje divulgado.

O gabinete recorda que Vera Varela Cid foi cofundadora da CNB, sua diretora artística e "dedicou toda a sua vida profissional ao ensino da dança".

A nota ministerial recorda que Vera Varela Cid começou o seu percurso artístico de bailarina na Royal Academy of Dance, em Londres, aos 14 anos, e que, em Portugal, fez parte do "corpo de bailarinos do Grupo Verde Gaio, que deu lugar à Companhia Nacional de Bailado, em 1977".

A antiga bailarina e diretora artística da CNB faleceu no domingo de manhã, vítima da doença de Alzheimer, na Casa do Alecrim, em S. João do Estoril, nos arredores de Lisboa.

O funeral de Vera Varela Cid para o cemitério dos Olivais, em Lisboa, realizou-se hoje, ao princípio da tarde, depois de rezada missa de corpo presente na igreja de São de Deus, à praça de Londres, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório