Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Quadro de Josefa de Óbidos vai hoje a leilão em Nova Iorque

O quadro de Josefa de Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", de 1678, vai hoje a leilão pela Sotheby's, em Nova Iorque, com um valor que pode chegar aos 274 mil euros.

Quadro de Josefa de Óbidos vai hoje a leilão em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:10 - 28/01/16 por Lusa

Cultura Stoehby's

"A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos" corresponde a um dos 61 lotes do leilão "Mestres da pintura", encontra-se lado a lado com quadros de Hieronymous Bosch, Lucas Cranach, Giorgio Vasari, van Dyck ou Rubens, e vai à praça com um valor estimado de 200 mil a 300 mil dólares (183 mil a cerca de 274 mil euros).

A obra, segundo o galerista Filipe Mendes, residente em Paris, que adquiriu um quadro de Josefa de Óbidos para doar ao Museu do Louvre, em 2015 - "Maria Madalena confortada pelos Anjos" -, formaria par com essa pintura, arrematada há quase um ano, também na Sotheby's, por 269 mil dólares (238.615 euros).

O galerista apelou a museus portugueses para comprarem este quadro da artista.

O diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel, considerou, por seu lado, em declarações à Lusa que a aquisição desta tela "é importante, mas não prioritária".

"Numa situação ideal, o museu adquiriria a tela de Josefa, mas atualmente os meios de aquisição são diminutos, e estamos concentrados num quadro de Domingos Sequeira ['A Adoração dos Magos'], fundamental para o acervo" do MNAA.

António Filipe Pimentel indicou que, no acervo do museu, se encontram 15 obras de Josefa de Óbidos, "o que significa que está bastante bem representada, tendo sido alvo de uma grande exposição no ano passado", intitulada "Josefa de Óbidos e a invenção do barroco português", com 130 obras da pintora, visitada por cerca de 22 mil pessoas, em quatro meses.

"Seria excelente que o Estado, um museu ou um mecenas conseguisse o quadro no leilão, para vir para Portugal, e ficar numa coleção pública. Isso seria o ideal", afirmou.

A pintura adquirida no ano passado pelo emigrante português, "Maria Madalena confortada pelos Anjos", esteve patente na exposição do MNAA, de 16 de maio a 20 de setembro de 2015, e no Museu da Misericórdia do Porto, até ao passado dia 20 de janeiro.

Filipe Mendes, de 39 anos, é um apaixonado pela obra de Josefa de Óbidos (1630-1684), a única pintora profissional em Portugal no século XVII, cujo estilo impulsionou o movimento Barroco português.

O galerista, que vive em Paris, disse à Lusa que tem como "sonho" a abertura de "uma sala de pintura portuguesa no Louvre, a primeira grande sala fora de Portugal no maior museu do mundo", mas, para já, promete contentar-se com a exposição do quadro de Josefa de Óbidos, na sala de pintura espanhola, ao lado de uma natureza morta do pai da artista, Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), e outra de Domingos Sequeira (1768-1837), "Alegoria da fundação da Casa Pia de Belém", que, até agora, não se encontrava exposta.

"Este alerta de Filipe Mendes é altamente meritório, e a doação que faz ao Louvre coloca a pintura de Josefa numa importante montra internacional da arte", declarou o diretor do MNAA, sobre a entrada do quadro no museu francês, prevista para março deste ano.

O leilão de "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos" tem início hoje à noite, em Nova Iorque (18:00 locais, 23:00, em Lisboa). Os resultados devem ser conhecidos na madrugada de sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório